Mais uma vez o Fortaleza terá amplas condições de aumentar a diferença para o segundo colocado, o CSA. Embalado pela bela vitória sobre o Figueirense no Orlando Scarpelli, o Leão recebe outro time de Santa Catarina: o Criciúma. O visitante está despedaçado por uma campanha pífia. Em seis jogos só conseguiu um empate (1 x 1) em casa diante do Juventude, justo no último jogo. No mais, cinco derrotas. Contraste absoluto se comparado à campanha do Fortaleza. Por mais paradoxal que pareça e certamente por isso mesmo, por ser vice-lanterna enterrado na zona de rebaixamento, merece toda atenção. Para a marcha ascensional do Fortaleza seguir intocável, basta o Leão jogar o que sabe e jamais menosprezar o adversário. É a receita.
À vontade
Na vitória sobre o Figueirense em Santa Catarina, Marlon já se mostrou muito à vontade no esquema do Fortaleza. Quando o jogador conhece o ofício logo se adapta a qualquer modelo. E sem essa de esperar muito tempo. Numa linguagem figurativa, como dizem alguns, é descer do avião e entrar em campo.
Alguns detalhes
No Criciúma está o meia Alex Maranhão (33 anos) que em 2005 e 2007 jogou no Ceará; em 2006, no Icasa; em 2009, 2012 e 2013 no Fortaleza. //Após demissão do técnico Argel Fucks, assumiu o técnico Mazola Júnior que na estreia, em casa, obteve o primeiro ponto para o Criciúma. A crise é pesada.
Recordando
Década de 1970. A partir da esquerda, o volante Chinês e o zagueiro Geraldo Gadelha. Observem como era na época o Estádio Carlos de Alencar Pinto, a Ilha das Cobras, em Porangabuçu. Há muitos anos não vejo Chinês, jogador muito eficiente na marcação. Geraldo Gadelha morreu moço demais. (Álbum de Elcias Ferreira).
Destino
Vem o técnico Jorginho. E com ele mil esperanças de mudança para o Ceará. Será que com o mesmo elenco conseguirá resultados que Marcelo Chamusca não conseguiu? Impossível saber. Às vezes acontece de o time, com o mesmo grupo, passar a jogar melhor com um novo treinador. Há fatos que comprovam isso.
Aqui mesmo
Em 2010 o técnico Mário Sérgio foi contratado pelo Ceará. Como não vinha obtendo os resultados desejados, disse que com aquele grupo o Ceará não iria a lugar nenhum. Foi demitido. Aí Dimas Filgueiras assumiu. E com o mesmo grupo obteve os resultados desejados. Às vezes dá certo.
Legado
Marcelo Chamusca cometeu seus equívocos como qualquer treinador comete, mas o legado que ele deixou foi positivo: ganhou o título estadual e garantiu o acesso para a Série A, fato da mais alta significação para o clube. Não há treinador que resista a derrotas seguidas. Pagou caro até por jogos que merecia ganhar.
Fifa
Em Paris, no dia 21 de maio de 1904 (há 114 anos), foi fundada a FIFA. Em 1932, transferida para Zurique. Sete são fundadores: França, Holanda, Bélgica, Espanha, Suécia, Suíça e Dinamarca. O primeiro presidente foi o francês Robert Guérin. O brasileiro João Havelange foi o sétimo presidente (de 1974 a 1998 - 24 anos). O francês Jules Rimet teve o maior mandato: 33 anos (1921/1954). Desde fevereiro de 2016 Giovanni Vincenzo Infantino é o nono presidente da FIFA. (Dados: Airton Fontenele).