Após a vitória do Ceará no Beira-Rio superlotado, houve natural frustração da torcida do Inter. Aí alguns internautas gaúchos voltaram a atirar as flechas do preconceito contra os nordestinos. Referências como "mortos a fome", "analfabetos" e "terra sem água" foram citadas. O povo gaúcho é bom. Não faz isso. São grupinhos isolados, levados pelo ódio, que radicaliza o futebol e cega o torcedor. Tais grupinhos esquecem que no maior título da história do Inter, o Mundial de Clubes, a vitória sobre o Barcelona na final veio pelos pés e mãos de nordestinos: o cearense Iarley deu o passe genial, o alagoano Adriano Gabiru fez o gol da vitória e o goleiro maranhense Clemer fez milagres. Não é necessário dizer mais nada...
Compensação
De outra parte, a crônica esportiva gaúcha teve comportamento elogiável, isento, independente. Colocou em destaque o mérito da vitória do Ceará. Elegeu Ricardinho como o melhor do jogo. Enalteceu o rigor tático do Vozão e reconheceu o Ceará como o time de maior embalo nesta reta final do certame. Valeu.
Sentimento
A nordestinidade é forte. Há um laço telúrico entre os que nascem no Nordeste brasileiro. No futebol noto o desejo de que todos os times do Nordeste do Brasil não sejam rebaixados. Vi o Belmino (TV Diário), numa expressão de lamento, citar que Santa Cruz (18º), Náutico (19º) e ABC (20º) estão na guilhotina.
Recordando
31 de outubro de 2007. Assim se passaram dez anos...Estádio Alcides Santos. As mães levavam seus filhos para treinar no Fortaleza. Não há os nomes das crianças nem os das mães. Dez anos depois, esses meninos, agora já adolescentes, ainda seguem com o sonho de serem atletas profissionais ou desistiram? Quem os identifica? Aguardo.
A perigo
De cinco times do Nordeste (Ceará, CRB, Santa Cruz, Náutico e ABC) e um do Norte (Paysandu), só um tem condições de seguir na luta pela ascensão para a Série A: o Vozão. E mais: o CRB (16º) deve tomar os devidos cuidados, porquanto o Luverdense (17º) está chegando. A diferença é de apenas dois pontos.
Série A
Dos times nordestinos da Série A, o Vitória-BA está na zona (19º). Delicada a posição do Sport-PE (15º, mas com a mesma pontuação do primeiro time da zona, a Ponte Preta, ou seja, 35 pontos). Numa posição um pouco mais confiável está o Bahia (13°, 39 pontos). Tempos difíceis para a região.
Fiquei feliz
Do meu querido Júlio Sales ouvi emocionado os elogios a respeito do texto que escrevi ontem "A Travessia do Mar Vermelho", sobre a notável vitória do Ceará diante do Inter. Meu agradecimento ao Julinho e aos companheiros Messias Alencar e Paulo Santiago que ratificaram as elogiosas referências. Valeu, amigos!
Há 50 anos. Taça Brasil de 1967, 3ª fase, América-CE 0 x 1 Náutico, gol de Miruca, jogo de volta no PV, 29 de outubro. América eliminado com Pedrinho Cruz, Ribeiro, Cícero, Luciano Frota e Ninoso (Araújo); Osmar, Loril e Zé Gerardo; Da Silva, Wilson e Mozart Gomes. Técnico Gilvan Dias. Náutico: Lula, Gena, Mauro Calixto, Fraga e Clóvis; Salomão e Ivan; Miruca, Nino (Paulo Choco), Ladeira e Lala. Técnico Duque. Nesse jogo as torcidas do Fortaleza e do Ceará uniram as bandeiras no PV. (Pesquisa de Eugênio Fonseca).