O técnico Lisca pediu que a torcida tivesse paciência pelos próximos três jogos, tempo que ele considera razoável para alcançar uma sequência de resultados melhores. De certo modo, o time com ele rendeu mais nas duas apresentações que fez, máxime diante do Palmeiras, quando reagiu após estar perdendo por 2 a 0 no Castelão. A luta contra a lanterna é a primeira etapa. A segunda é deixar a zona de rebaixamento. O problema é que, além de estar atrás na contagem de pontos, o Vozão também perde nos demais critérios de desempate, ou seja, número de vitórias e saldo de gols. De bom mesmo o novo astral que a pregação de Lisca provocou no grupo. É nítida a retomada da confiança. É a primeira parte.
Rende mais
Como foi importante ver Ricardinho solto, livre para criar. Como foi bom vê-lo novamente em variados espaços do campo, de acordo com as circunstâncias do jogo. Outro detalhe: correndo mais, participando mais. Quando o atleta se sente à vontade indiscutivelmente rende mais.
Rodadas
Quantas rodadas seriam necessárias para o Ceará sair da zona maldita? Difícil responder porque depende dos resultados dos times que também estão na zona. Os próximos cinco jogos do Ceará são: Atlético-MG (fora), Sport (aqui), Inter (fora), Bahia (aqui) e Flu (fora). Vantagem: pega dois médios em casa.
Terceiro lugar do Brasil
Seleção Cearense de Vôlei sub-17, medalha de bronze no Brasileiro de Seleções. Fez bonito. O evento foi em Domingos Martins no Espírito Santo. A partir da esquerda (em pé): João Vitor, Eric, Tomé, Ricardo, Almeida e o técnico Max Coelho. Na mesma ordem agachados: Wesley, Eduardo, Lucas, Arthur, Heric e Renan. Subiu para elite nacional.
Novo momento
O Fortaleza segue líder com ampla vantagem. Mas, pela primeira vez, enfrenta dificuldades maiores. Contusões e cartões obrigam Ceni a mexer no time. Não creio, porém, seja motivo de desarranjo, desde que Ceni tome as providências cabíveis. Fase assim em certame longo é comum. É quando entra o "Plano B".
Aplicação
O Ferroviário passou pelo Cordino, mas sofreu bastante. Preocupa não ter ainda o Ferrão um padrão superior aos demais. Agora, diante do Altos-PI, terá de jogar muito mais do que jogou no primeiro mata-mata. Marcelo Vilar sabe que, a cada etapa eliminatória, mais complicados os desafios.
Crédito
O goleiro do Fortaleza, Marcelo Boeck, tem crédito. Desde a luta para tirar o time da Série C, tornou-se líder. Tem ascendência sobre o grupo. Ganhou as graças da torcida. Nem precisava pedir desculpa pela falha que resultou no gol da vitória do São Bento. A torcida sabe perdoar quando o ídolo é vítima da infelicidade.
Notas & notas
A II Corrida Contra a Corrupção está com inscrições abertas. O evento será 17 de junho, domingo, às 6h30, Praça das Flores. Informações: 9.9694.6541. Promoção da ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. /// Do amigo Carlos Alberto Farias: "Pesquisa da Revista Agenda Esportiva prova que desde a 1ª Taça Brasil, incluindo o Campeonato Brasileiro, até hoje os 12 melhores times são: 4 do Rio, 4 de São Paulo, 2 de Minas e 2 do Rio Grande do Sul. A diferença vem de longe".