Para o Ceará sair da zona de rebaixamento terá ainda de fazer uma significativa sequência de vitórias e torcer para que Mogi (19º), ABC (18º), Luverdense (17º) e Boa (16º) tenham uma sequência de derrotas. Numa projeção gradual, na próxima rodada o Ceará teria de ganhar do Paraná no Castelão para chegar aos 17 pontos. Se derrotas do Mogi para o Criciúma, do ABC para o Oeste e do Luverdense para o Náutico, aí o Ceará deixaria a lanterna e ficaria com o mesmo número de pontos (17) e de vitórias (4) do ABC. A 17ª posição seria definida pelo saldo de gols que, no momento, favorece ao ABC com três gols a mais. Para o Ceará sair da zona teria então de esperar ainda mais duas rodadas, contando com vitórias suas e derrotas dos concorrentes. Portanto, longa caminhada.
Paciência
A posição exposta no início da coluna é de uma retomada imediata, ou seja, calculada para as próximas três rodadas. Mas se sabe que não é bem assim. No futebol esses milagres não acontecem. A retomada terá de ser buscada ao longo das 19 partidas que faltam. A pressa, nesse caso, pode até atrapalhar. Agora é ter paciência e disciplina.
Rodada
Nesta rodada de abertura do returno, o Ceará pega em casa o Paraná, o Mogi joga fora com o Criciúma, o ABC joga fora com o Oeste, o Luverdense recebe em casa o Náutico e o Boa recebe em casa o Atlético/GO. O Paraná, que ganhou do Ceará na estreia, jogo de ida, está na 14ª posição, com 23 pontos. Uma campanha apenas regular.
Recordando
28.08.2005. No Castelão o então jogador do Vasco da Gama/RJ, Romário (hoje senador da República), tenta passar pelo meia do Fortaleza Marcelo Lopes. Houve vitória do Fortaleza por 4 x 2, Série A do Campeonato Brasileiro. Gols: Lúcio (2), Rinaldo e Alan para o Fortaleza. Alex Dias assinalou os dois gols do Vasco. Detalhe: nessa partida atuaram Erandir e Rinaldo que agora, dez anos depois, estão no Ferroviário.
No ataque
A princípio, até mesmo pela má fase de Lúcio Maranhão, imaginava-se que Ricardo Jesus, com facilidade, tomaria conta do pedaço. Mas não tem sido assim. Na vitória (1 x 0) sobre o Cuiabá no Castelão deu para notar que o comando de ataque do Leão ainda não tem dono. A salutar disputa continuará nos próximos jogos.
Coleção
O ex-goleiro Sérgio Monte mandou-me coleção de fotos da época em que ele brilhava pelos gramados brasileiros, atuando pelo Ceará, Fortaleza e Ferroviário. Registros também de sua passagem pelo Tiradentes. Agradeço sensibilizado e publicarei as fotos nas próximas colunas. Há fotos também de sua época no juvenil do Fortaleza.
Goleador
Enquanto o Fortaleza aguarda que um atacante assuma a condição de titular e passe a assinalar gols em profusão, o meia Pio (Francisco Hércules de Araujo) fica com as honras de principal goleador do Leão (quatro gols marcados). Pio, que não jogou bem contra o Cuiabá, inclusive substituído, precisa retomar o bom futebol que ostentava há alguns meses.
Eliminatórias. Venezuela (1ª seleção estrangeira a jogar eliminatória em Fortaleza), de 1969 a 2015, enfrentou o Brasil 22 vezes, seleções principais, (ganhou uma, perdeu 19, dois empates). Única vitória da Venezuela (2 x 0) em Boston (6/6/ 2008). Da atual convocação, remanescentes são o técnico Dunga e o ala Daniel Alves. Em eliminatórias, vantagem do Brasil (14 jogos, 13 vitórias, um empate por 0 x 0 no último jogo do certame em 2009 em Campo Grande/MT, 1ª fase de Dunga). Dados de Airton Fontenele.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros