Tom Barros: Lista interminável

Não sei qual o critério adotado pelos clubes cearenses na contratação de técnicos de fora. Alguns tiveram trabalho bom; outros, nem tanto. Taí uma lista interminável dos que por aqui passaram: Vica, Heriberto da Cunha, Zé Teodoro, Luis Carlos Cruz, Luís Carlos Martins, Amauri Knevitz, Ademir Fonseca (o Fogueteiro), Zetti, Silas Pereira, Mário Sérgio, Estevam Soares, Dorival Júnior, Sérgio Guedes, Dado Cavalcante, Nedo Xavier, Marquinhos Santos, Hemerson Maria, Sérgio Soares, Márcio Araújo, Celso Teixeira, Lisca, Ferdinando Teixeira, Leandro Campos, Roberval Davino, Hélio dos Anjos, Marcelo Chamusca, Marcelo Cabo, Geninho, Givanildo Oliveira, Jair Picerni, Paulo Bonamigo, Paulo César Gusmão, Paulo Zagalo, Marcelo Veiga, Francisco Diá, Sidney Moraes...

Escolha

Ainda há outros nomes de fora que treinaram times cearenses. Cito Márcio Bittencourt, Jair Pereira, Aderbal Lana, Cláudio Duarte, Armando Desessard... Se eu puxar pela memória, certamente outros nomes de fora serão acrescentados à lista. Pergunto: a contribuição de toda esta gente melhorou o nosso futebol?

Subida

A rigor, só três treinadores conseguiram elevar os nossos times à Série A nacional: Luís Carlos Cruz subiu o Fortaleza em 2002; Zetti subiu o Fortaleza em 2004; PC Gusmão subiu o Ceará em 2009. O intercâmbio, portanto, é intenso. Fortaleza e Ceará priorizam sempre técnicos de fora. A lista vai engrossar mais em 2017. Boa sorte.

Rádio: equipes do interior

Olha aí a equipe esportiva da Rádio Jornal de Iguatu. Foto batida antes de Iguatu x Ferroviário no Agenorzão. A partir da esquerda: o comentarista Val Tavares, o repórter Fábio Martins, o repórter Ulisses e Beu (ex-jogador de futebol e futsal). Admiro o esforço das emissoras que apoiam o futebol no interior do estado. Com prazer divulgarei aqui as fotos das equipes. Podem mandar as fotos em alta resolução, via e-mail.

Dezenas

Mais de quarenta técnicos de fora já passaram pelo futebol cearense nas décadas mais recentes. Um número expressivo. Como vieram e como foram escolhidos eu não sei. Quem indicou? Hora de fazer uma análise sobre que novos conhecimentos deixaram. Valeu a pena o investimento? O intercâmbio produziu frutos?

Legado

Trazer técnico de fora é investimento pesado e caro. Se com eles não houver, de forma gradual e continuada uma melhoria no padrão, creio que de nada valerá a vinda dessa gente. Passará de forma efêmera, sendo zerada a sua contrapartida. Aí será mais dinheiro jogado pela janela ou mais grana a escorrer pelo ralo da incompetência.

Lulão

Image-0-Artigo-2163905-1

Com os novos projetos do Ferroviário para 2017, de grande valia será a participação de Lula Pereira na orientação das decisões. A bagagem de Lula é a melhor do futebol cearense. Que técnico daqui comandou o maior time do Brasil, o Flamengo? Lula comandou. Antes, porém, um apelo às autoridades desportivas do nosso estado: por favor, não atrapalhem o Ferrão.

Notas & notas. Só se admite que um campeonato terminou quando, além de consumada a decisão em campo, não restar nenhuma pendência "tapetacional". Justo por esse motivo afirmo que a Série B cearense não terminou. E só Deus sabe quando irá terminar. /// Que belo exemplo dá a Chapecoense. Em três anos saltou da Série C para a Série A. E já agora na final da Copa Sul-Americana. Enquanto isso, com dezenas de técnicos de fora, Ceará e Fortaleza, ano após ano, vão ficando onde estão.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn