Tom Barros: Lampejos no futebol

Dia 3 de junho de 2017. O Fortaleza enfrentava o Asa no PV. Irreconhecível primeiro tempo do Leão. Na fase final, entrou o personagem que mudaria o rumo da história: Jô. Incendiou. Foi o nome do jogo. Destaque em todos os jornais do dia seguinte. Com velocidade, bons passes, ele deu assistência para o primeiro gol, fez o dele e contribuiu para a goleada (3 x 0) sobre o Asa. Surgia ali a esperança de um jogador que poderia levar o Fortaleza a melhores condições. Ledo engano. Assim como rápido surgiu brilhante, assim rápido também sumiu. Um cometa. Lampejos do futebol. Cadê Jô? Terá desaprendido? Aquele show contra o Asa terá sido obra do acaso ou não estão sabendo aproveitar o talento do atleta? Taí, Zago.

Lampejos II

Dia 18 de junho de 2017. O Fortaleza goleou (3 x 0) o Sampaio Corrêa no PV. O destaque da partida foi o atacante Lúcio Flávio, que marcou dois dos três gols. No dia seguinte, Lúcio foi destaque na mídia. O Fortaleza então se manteve na liderança com 13 pontos. Que houve depois com Lúcio?

Lampejos III

No dia 20 de junho, o destaque na mídia foi Pablo, que tomara conta da meia-cancha tricolor em razão de belas apresentações. Dias depois foi a vez de Bruno Melo, com gols definidores. O que terá provocado a queda geral de produção? Cabe agora ao técnico Zago redescobrir esses momentos bons.

Recordando

s9

Ademir da Guia, o Divino. Foi ídolo do Palmeiras na década de 1970. Filho do famoso Domingos da Guia. No Allianz Parque está ele quando recebeu os livros da Copa do Mundo e Copa das Confederações, escritos pelo pesquisador cearense Airton Fontenele. Os livros foram entregues a Ademir por César Sampaio, vice-campeão do Mundo pelo Brasil em 1998.

Recomeço

Ceará x Náutico será no PV. Pelo visto, de repente o cenário passou a ter irrelevante valos. Depois da goleada em Varginha, só mesmo uma vitória devolverá ao alvinegro o ambiente de esperança e entusiasmo que havia no grupo. Cresceu a importância do jogo, independente do local.

Adversário

O Náutico, que o Ceará enfrentará, deixou de ser o saco de pancadas. Conquistou nove pontos nos últimos quatro jogos. Estreou William Batoré, que brilhou na vitória sobre o Figueirense. O returno é diferente. O Vozão precisa ter muito cuidado quando jogar contra os da zona de rebaixamento.

Na Canarinho

s10

Carol Santana, convocada para a Seleção Brasileira, é mais uma atleta do futebol cearense a brilhar. Ela é integrante do TGA. Tem talento para alcançar seus objetivos. Destaco também o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Menina Olímpica, Centro Esportivo São Gonçalo do Amarante e Caucaia Esporte Clube.

Posto de observações. No antigo discurso alvinegro, Magno Alves seria poupado em algumas viagens e em alguns jogos para entrar apenas em jogos mais importantes. Aí vai escalado em jogos da Taça Fares Lopes. Não dá para entender. /// Não faz muito, transferiram os jogos do Ceará para o Castelão porque o gramado do PV não estava bom. Agora voltam a programar jogo do Ceará para o PV. Não dá para entender. Não custa nada um ajuste no discurso, gente.