O Fortaleza terá hoje em Natal/RN a oportunidade de sacramentar matematicamente a sua classificação para a próxima fase da Série C. Até aqui, tirando alguns senões, o tricolor há cumprido sua missão. Dos 20 clubes, englobando as duas chaves, nenhum fez campanha melhor que o Leão: 30 pontos, com 74.1% de aproveitamento. Só três times se aproximaram da campanha tricolor: Vila Nova/GO, Tupi e Londrina (27 pontos cada). O adversário tricolor hoje, o América/RN, está com 24 pontos. Se vencer, ficará com 27, três a menos que o Leão. Vejam, pois, quão significativa é a vantagem do Fortaleza. Cabe então oportuna observação: o jogo da passagem ficaria melhor se coroado com uma atuação convincente, do jeito que os tricolores esperam.
Quem?
Está difícil prever quem será o adversário do Fortaleza no mata-mata. Hoje seria o Juventude/RS (4º, 22 pontos). Mas Brasil/RS e Portuguesa estão em órbita próxima. Dia sete, segunda-feira, ótimo momento para Marcelo Chamusca avaliar dois possíveis adversários. É que Portuguesa e Juventude se enfrentarão em São Paulo.
Organizado
O América/RN é um time bem organizado. O técnico Roberto Fernandes (treinou o Ceará em 2005 e treinou o Fortaleza em 2010) conseguiu dar à sua equipe um padrão de jogo equilibrado. Ainda assim, sofreu para ganhar do Vila Nova (2 x 1) em Natal na rodada passada. Adriano Pardal e Max são os principais goleadores.
Recordando
17 de agosto de 2005. E assim se passaram dez anos... Jogo amistoso Croácia 1 x 1 Brasil. Gols de Kranjcar para a Croácia e Ricardinho para o Brasil. Na foto, Ronaldo Fenômeno disputa a posse de bola com os jogadores croatas, Josip Simunic (E) e Niko Kranjcar (D). O amistoso aconteceu no Hajduk Stadium em Split, Croácia. Foto batida por Paco Serinelli, da AFP. Split é a segunda maior cidade da Croácia. Fica na costa oriental do Mar Adriático.
Variação
No Fortaleza houve momentos distintos de jogadores que pontificaram mais. Corrêa a referência. Pio fez partidas muito boas. Adalberto, idem. Maranhão marcou golaços. Thalysson chegou e se estabeleceu. Daniel Sobralense também fez gols espetaculares. O nome em destaque agora é Everton. Essa variação é boa para o grupo.
Sonho
O Icasa ainda tem chances de escapar da eliminação. Mas dependerá de combinações de resultados até o fim da atual fase. De princípio, terá de ganhar amanhã do Botafogo/PB no Romeirão e torcer por derrota do Águia para o Asa e por derrota do Cuiabá para o Salgueiro. Só assim poderá continuar sonhando em permanecer na "C".
Críticas
O técnico do Icasa, Maurílio Silva, de braços abertos para ser crucificado ou para não ser engolido pela fúria dos insatisfeitos? Não sei. Mas não queiram que tenha calma um treinador submetido às aflições de dirigir uma equipe onde ele, segundo consta, teve de tirar do bolso dinheiro para comprar carne e café para o grupo. Como ter calma, amigos?
Selecionadas. Hoje, em New Jersey, amistoso Brasil x Costa Rica. De 1956 a 2011, seleções principais (9 jogos, o Brasil ganhou 8 e só perdeu um). A derrota do Brasil foi no PAN de 1960 em San José (10.03.1960), 3 x 0, com o Brasil representado pela Seleção Gaúcha. Dos atuais convocados por Dunga, seis estiveram no último jogo, o amistoso Brasil 1 a 0, em San José (07.10.2011): Jefferson, David Luiz, Luís Gustavo, Lucas Silva, Hulk e Neymar, autor do gol. Ranking da Fifa: Brasil 5º, Costa Rica 38º. (Dados: Airton Fontenele).
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros