Ontem citei o fato de cinco jogadores do atual elenco do Fortaleza terem participado da decisão de vaga da Série C do ano passado diante do Juventude: Felipe, Edimar, Everton, Leandro Lima e Bruno Melo, sendo que Bruno atuou apenas no jogo em Caxias do Sul. A experiência adquirida com aquela eliminação tricolor terá grande valia nesta decisão com o Tupi de Juiz de Fora. Posso até estar errado na minha avaliação, mas entendo que a postura confiante, firme, com personalidade, mostrada pelo Leão diante do Moto Clube, já foi natural consequência daquele aprendizado de 2016. Certamente esses atletas não mais se intimidarão por maiores que sejam os obstáculos. E assim serão suporte para os demais companheiros.
É com ele
O técnico Antonio Carlos Zago já esteve em semelhante situação de desvantagem na decisão diante do Fortaleza no ano passado: decidir fora de casa, ou seja, aqui no Castelão. E ganhou a vaga com o empate. Verdade que teve como arrimo o goleiro Elias, em dia esplendoroso. Agora terá Marcelo Boeck.
Exemplo
Citei Marcelo Boeck no tópico ao lado porque ele também já demonstrou que é jogador de decisão. A prova concreta disso foi a sua espetacular defesa, no reflexo, ação felina que evitou o gol, quando Rodrigo Mancha num erro involuntário quase fez o gol contra. Ali Boeck salvou a pátria.
Recordando
Há 70 anos (15 de setembro de 1947), o pesquisador Airton Fontenele iniciativa sua participação na imprensa com a crônica "O Brasil Precisa de Estádios" (campanha para a construção do Maracanã) e com um artigo sobre o clássico Vasco 2 x 1 Flamengo. Airton é colaborador do Diário do Nordeste desde 1982.
Repensar a vida
Hoje o Ceará tem a oportunidade de voltar ao G-4. Chamusca tem feito várias experiências. Há uma incógnita sobre a formação. O treinador é que sabe o dia a dia dos atletas. Sabe quem está melhor e as circunstâncias. Mas uma coisa é o cotidiano e outra, bem diferente, é compromisso com o jogo.
Indicativos
Os treinos sinalizam. O técnico avalia e decide como começar. Rafael Carioca, um ala mais agudo, fez bons jogos e até assinalou gols no tempo de Paulo Bonamigo. Tentativa no lugar de Lelê. Vale. Ricardinho entra no transcorrer? Em Londrina, Chamusca preferiu Felipe Menezes na hora de substituir.
O melhor
Matheus é hoje o mais importante jogador de futsal do Estado do Ceará. Tem títulos nacionais e internacionais. Joga pelo Horizonte, que é referência nessa modalidade esportiva. Matheus participará do Curso de Capacitação em Limoeiro do Norte em dezembro. Contato pelo telefone (88) 9-9926.7212.
Permanente. Mais uma vez a defesa do Ceará terá a mesma composição. Isso é bom. Ganha automação. E lá estarão Everson, Tiago Cametá, Rafael Pereira, Luís Otávio e Romário. Mas procede a preocupação com os sete gols que tomou em dois jogos fora procede. Algumas falhas de cobertura pelo lado de Romário proporcionaram ao Londrina boa incursões e gol. Se Rafael Carioca entrar, certamente Romário ficará mais tranquilo. Elucubrações, apenas...