Nada animadora a largada dos representantes do futebol cearense nas Série B e C. O Fortaleza, de quem mais se esperava, já pela ótima presença na Copa do Brasil, só empatou com o River/PI. O Ceará, ainda titubeante na proposta e confuso na execução, dos seis pontos que disputou em casa no Castelão ganhou apenas um. Dirão certamente que é início e, portanto, há amplas condições de reverter o quatro. Verdade. Concordo plenamente com esse argumento. Mas não custa nada alertar para dois fatos que vêm se repetindo nos últimos anos: o Fortaleza padece o complexo do mata-mata e o Ceará lamenta e chora os pontos que deixa de ganhar em casa no começo da competição. O início não está sendo animador. Mas, como dizem alguns, é o início apenas...
O time da TV Verdes Mares, Canal 10, sagrou-se bicampeão do Torneio da APCDEC. Ganhou do "Resto do Mundo" (5 x 1), da Rádio Clube (5 x 3) e, na final, ganhou da Rádio Metropolitana (4 x 3). O artilheiro foi Cleber Fernandes (4 gols). Melhor goleiro: Marcelo (TVM). Time da TVM, a partir da esquerda (em pé): Duilio, Wellington, Girlano, Cleber, Felipe e Marcelo.
Agachados: Dira, Caio Ricard, Irismar França e Alisson. Parabéns!
Devotado
O coordenador do Ferroviário, Lula Pereira, não consegue esconder seu desapontamento com tudo o que ocorreu na Série B cearense e que deixou em situação de desvantagem o time coral. Lula é devotado a tudo aquilo que ele abraça. Abraçou a causa coral. Ganhou em campo. Não se beneficiou com "WO" de ninguém. Terrível injustiça sofre o Ferroviário.
Ofensivo
É notória a dificuldade que o técnico Sérgio Soares há encontrado para pôr em prática o que deseja ao Ceará, ou seja, um time ofensivo, capaz de ditar o jogo, impondo-se ante qualquer adversário. Só em poucos momentos se observa o Ceará assim. Não conseguiu ainda ser intenso o tempo todo. Isso tem deixado a torcida inquieta.
Quimera
Por enquanto, o Ceará dos sonhos de Sérgio Soares ainda está só nos sonhos. Mas reafirmo: há bons jogadores que podem render muito mais. Cadê o Assisinho dos bons tempos? Cadê Bill com suas polêmicas e seus gols? Cadê Alex Amado com seus dribles e velocidade? Cadê Rafael Costa com melhor aproveitamento? Cadê, cadê, cadê?
Sem pressão
Não quero que entendam as colocações aqui feitas como forte pressão contra Fortaleza e Ceará. Nada disso. Nem vejo ainda motivo para tanta pressão. Faço isso mais como alerta geral, advertência coletiva. E me amparo na experiência de tantos anos de batente. Sei o quanto pontinhos desperdiçados agora fazem falta na reta final.
Choramingar
Melhor cobrar agora do que ver as cenas dramáticas que marcaram a reta final da Série B 2015, quando o Ceará se salvou pela obra milagreira do técnico Lisca. Melhor cobrar agora do que ver o Fortaleza correr o risco de não chegar ao mata-mata, fato que seria desastroso. A Série C este ano está muito mais difícil que a de 2015. Nada de choramingar, pois.
Fifa. No dia 21 de maio a FIFA completou 112 anos. Errei quando registrei 102 anos. Dos sete países filiados fundadores, atualmente o número subiu para 208 filiados no futebol masculino. O Brasil é filiado desde 1923. Carl Hirschmann, secretário da Associação Holandesa de Futebol, foi quem, no século XIX, primeiro pensou na criação de uma entidade internacional a congregar todas as federações nacionais existentes. Em 1904 foi eleito como primeiro vice-presidente da FIFA. Dados: Airton Fontenele.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn