Tom Barros: Hora da sustentação

O Ceará, exato na rodada de virada para o returno, começa a luta para seguir no G-4. Foi difícil chegar. Oscilou. Aproximou-se, afastou-se. Ganhou a confiança. Perdeu a confiança. Recuperou a confiança. Está lá, na zona de classificação. Mas ainda apertado por Guarani e Juventude que têm o mesmo número de pontos. Portanto, basta um vacilo para ser ultrapassado. Hoje, o ABC. Um vice-lanterna que esboça reação sob o comando de Márcio Fernandes, ex-técnico do Fortaleza. Em Natal ganhou do Brasil de Pelotas. Em São Paulo empatou com o Oeste. Entendo que será um jogo muito difícil, mas o Ceará poderá tirar proveito da ansiedade vivida pelo ABC, que está no desespero para sair da zona de rebaixamento.

Fora

Anima a campanha do Ceará fora de casa. Sempre joga como se em casa estivesse. Isso é bom. Assim ganhou do Náutico em Recife, do Brasil em Pelotas, do Figueirense em Florianópolis e do Paysandu em Belém. Empatou com o Vila Nova em Goiânia e com o Guarani em Campinas. Logo...

Sem problema

Há bem pouco tempo, o Ceará tinha problemas quando um titular se contundia ou era punido (cartões). Hoje, nem aí. Se Cametá, tem Pio. Se Richardson, tem João Marcos voltando. Se Ricardinho, tem Lima chegando. Se Elton, tem Magno Alves. Se Romário, tem Rafael Carioca. Se...

Recordando

s24

1º de agosto de 2007. Assim se passaram dez anos... Ceará Sporting Club. Da esquerda para a direita: atacante Reinaldo e o técnico Heriberto da Cunha durante uma sessão de treinos. Heriberto está com 57 anos. Em 2016 treinou o Nacional do Amazonas. Reinaldo José da Silva está com 37 anos. Em 2014 estava no Paracatu. Não sei hoje.

Semelhanças

Não vi muita diferença de produção entre Felipe e Jefferson na lateral-direita do Fortaleza. Creio que Paulo Bonamigo, pelo que observou nos treinos e no dia a dia com os dois, certamente saberá qual o melhor, segundo o modelo tático a ser adotado neste jogo com o Asa em Arapiraca.

Outra posição

A subida de Mancha para a posição de volante é uma operação que teoricamente não trará problemas. Mas é bom o treinador ficar atento. Às vezes, a adaptação depende muito dos parceiros do setor. Mancha vinha muito bem na zaga. A expectativa é que produza o mesmo na meia-cancha onde já se houve muito bem.

Ele aí

Image-0-Artigo-2278515-1

Rigger. Um zagueiro que faz muito bem a parte que lhe cabe. Chegou de forma discreta e foi ganhando a posição. Não é de grandes espetáculos, mas também não é de dar mancadas. Mantém produção positiva, continuada. Quando um zagueiro é pouco badalado é porque está dando certo. E assim é melhor para o Leão.

Saudade. Morreu meu querido amigo, doutor Euler Pontes, que presidiu o Ceará nos títulos estaduais de 1976 e 1977. Um homem de bem. Foi médico da Apcdec durante muitos anos. Com muita distinção atendia os cronistas esportivos. Competente como profissional da saúde. Competente como dirigente de futebol. Ético nas suas manifestações. Respeitador dos rivais. Exemplo de serenidade. Vitorioso em tudo. Meus pêsames à dona Terezinha e aos filhos Ulisses, Euler Filho e João Guilherme.