Ceará e Botafogo/PB têm uma longa história no tempo, mas poucos jogos entre si: só 13. Na única vitória do Ceará diante do Bota em João Pessoa eu estava lá. Foi no Nordestão/1969. O Ceará ganhou (1 x 2), gols de Dote e Zezinho Fumaça. Narrei para a Rádio Dragão do Mar. Hoje as situações são diferentes. O Vozão está no G-4 da Série B. O Bota é líder do Grupo A da Série C (15 pontos, um a mais que o vice, Fortaleza). O Ceará vem de derrota em Minas para o Tupy, onde teve pífia atuação. O Belo vem de vitória em casa sobre o Asa/AL. Não lembro de jogo fácil no "Almeidão". É difícil ganhar lá. Agora mesmo pela Série C, o Botafogo ganhou os três jogos que fez em casa (1 a 0 no Cuiabá, 2 a 0 no ABC e 2 a 1 no River). Mas, na análise comparativa que fiz, o elenco do Ceará é melhor.
Recordando
10.07. 2006. Do Pici para a Europa. Anderson (com a bola dominada) nasceu em Baturité. Revelado pelo Tiradentes, jogou no Ferrão e no Fortaleza, de onde foi para a Suécia. Na Europa é conhecido como Wanderson (Francisco Wanderson do Carmo Carneiro). Atuou pelo Gais, time sueco, de 2007 a 2010. Em 2009 foi artilheiro do certame sueco (18 gols). Em 2011 jogou no Al-Ahli/SAU. Aos 30 anos de idade está no FK Krasnodar da Rússia.
Adversário
No Botafogo estão alguns atletas conhecidos porque jogaram aqui: o goleiro Michel Alves (ex-Ceará em 2010 e ex-Vasco/RJ em 2013), Jefferson Recife (ex-Ponte Preta e ex-Icasa) e o atacante Rodrigo Silva (ex-Ceará). O técnico é Itamar Schulle, catarinense cujo maior feito foi levar o Operário de Ponta Grossa ao título paranaense em 2015.
Resposta do Ceará
Após a decepção pela derrota para o Tupi, a pressão sobre o Ceará aumentou. Não pelo resultado, mas pela produção. Na fase final o rendimento da meia-cancha com João Marcos, Richardson, Felipe e Wescley desapareceu. Em razão disso, o ataque com Bill e Costa também sumiu. Está aí o motivo da preocupação.
De bandeja
Para o técnico do Fortaleza, Marquinhos Santos, o jogo de hoje, Botafogo/PB x Ceará, chegou num momento oportuno. Ele terá a chance de uma leitura antecipada do Belo, que enfrenta o Leão domingo próximo pela Série C. O Botafogo é líder do Grupo A. O Leão, vice. Portanto, preciosas anotações.
Em casa
Além de anotar defeitos e virtudes do Botafogo, a missão maior de Marquinhos será corrigir os defeitos e ampliar as virtudes de sua própria equipe. Vi o seu desapontamento após a derrota em Belém. Reconheceu que terá de estudar e pôr em prática um outro modelo e alternativas. Parece que o anterior esgotou-se mesmo.
Expectativa
O meia-atacante Maranhão, campeão mineiro pelo América, ainda está em dívida com a torcida após seu retorno ao Pici. Quando na primeira passagem pelo Fortaleza, Maranhão deixou a marca de seu futebol, assinalando gols de bela feitura e participando bem nas tramas ofensivas. Até agora, porém, só expectativa. É preciso doar-se mais, Maranhão.
Notas & notas. O Macaé, que em 2014 subiu para a Série B diante do Fortaleza, voltou para a Série C nacional em 2016 e já está na vice-lanterna do Grupo B, zona de rebaixamento. Pode cair para Série D este ano. /// Gabriel Jesus, artilheiro do Palmeiras na Série A. Nenê, artilheiro do Vasco da Gama na Série B. Daniel Amorim, artilheiro do Tombense na Série C. Manoel, artilheiro do Altos do Piauí na Série D. Dos times cearenses nos certames nacionais quem mais fez gol foi Bill do Ceará: marcou seis.