Tom Barros: Genialidade de Marta

Legenda: Recordando: Década de 1970. Seleção Brasileira. A partir da esquerda, só os atletas (em pé): Zé Maria, Leão, Marinho, Luís Pereira, Cerezo e Edinho. Na mesma ordem (agachados): Marcelo Oliveira (hoje técnico do Palmeiras), Paulo Isidoro, Rinaldo, Rivelino e Paulo César. Desses, só quatro integraram a Canarinho tri no México (1970): Leão, Zé Maria e Paulo César foram reservas; Rivelino, titular. (Colaboração de Elcias Ferreira)

Se o brilhante cronista Armando Nogueira vivo fosse, certamente hoje dedicaria um artigo especial à jogadora Marta, da Seleção Brasileira de Futebol. Armando tinha paixão pelas atletas excepcionais. Quantos textos maravilhosos dedicou à tenista argentina Gabriela Sabatini. Quantos mais a Hortência e Paula, que deram encanto e títulos ao basquete brasileiro pelas quadras do mundo. Quantos dedicaria a Marta, essa nordestina de Alagoas, da cidade Dois Riachos. Marta foi cinco vezes seguidas eleita a melhor do mundo. Marta Vieira da Silva Viega, que agora ultrapassou Pelé no número de gols pela Canarinho, merece todos os encômios. Na falta de um texto genial como o do Armando, valem aqui na mesma grandeza o aplauso, o carinho e o respeito que ela merece.

 Caucaia 

Ah se as meninas que jogam futebol no Brasil tivessem o apoio e a cobertura que o futebol masculino tem! Só agora há alguns sinais de melhor organização no âmbito nacional. No Ceará, o Eudes Caucaia é um batalhador quase isolado do futebol feminino. Um dia seu trabalho será melhor reconhecido. Aguardem.

Internacional

Na atual seleção feminina do Brasil há várias atletas que estão brilhando no exterior: Tamires - Fortuna Hjorring/DIN; Andressa Alves - Montpellier/FRA; Beatriz Zaneratto e Thaís Duarte - Hyundai Steel Red Angels/COR; Marta - FC Rosergard/Suécia; Cristiane - PSG/FRA; Debinha - Avaldsnes/NOR. Mas Marta acima de todas.

Estreia

A empolgação sobralense continua. Após o Guarany ganhar a Taça Fares Lopes e a vaga na Copa do Brasil 2016, o time fará seu segundo jogo no "estadual" contra o Ceará no dia 24 de janeiro. Na tabela da FCF consta local indefinido. Mas, como não faz muito o Junco foi palco da final da Taça Fares Lopes, o jogo deverá será la mesmo.

Laudos

Na tabela do Campeonato Cearense 2016, divulgada pela FCF, não há ainda nenhum local definido. A mentora espera a liberação dos laudos que habilitarão os estádios. Até lá, creio, as sedes agilizarão as providências para pôr em ordem as praças esportivas. Só espero que, como nos anos anteriores, não deixem tudo para a última hora.

Projeto

Sanches, lateral-esquerdo do Ceará, revelação alvinegra, tem futuro brilhante. Além de boas qualidades como atleta, tem também boa formação familiar e cristã. Sua irmã Cora, que conheci na Igreja dos Remédios, falou-me da disciplina dele como jogador e como cidadão. Assim pode encarar sem temores os desafios de um profissão que exige total doação.

Notas & notas

A diretoria da AGAP/CE promoverá no domingo, dia 19, a festa de confraternização dos jogadores e ex-jogadores profissionais. Haverá o jogo Agap x Sumaré, a partir de 7h30 no PV. Depois, um almoço no restaurante Caicó, ao lado do estádio. /// Sucesso absoluto o jogo que Januário e Marcos Gaúcho (Sindicato dos Atletas) promoveram quinta-feira passada e que reuniu no PV atletas que estão na ativa e atletas que já encerram a carreira. Tudo no melhor sentimento cristão, natalino.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros