O técnico Marcelo Chamusca e o preparador físico do Ceará, Roger Gouveia, conhecem muito bem as estruturas do Guarani/SP. Foi com eles que, em 2016, o Bugre subiu para a Série B. Quanto ao time, está bem diferente do da época em que Chamusca e Roger lá estiveram. Permanecem apenas Leandro Santos, Lenon, Gilton, Auremir e Fumagalli. A campanha do Guarani é respeitável. É o que mais venceu na atual competição (8 vitórias). Cabe uma observação: antes de o Ceará enfrentar o Juventude, o time gaúcho era também o líder em tudo. Resultado: perdeu para o Vozão. Hoje, no Brinco de Ouro, as condições são favoráveis ao Guarani, mas o Ceará há surpreendido fora de casa. Além disso, o G-4 agora ficou bem mais perto.
Intensidade
Há que se louvar a vitória sobre o Juventude pela rapidez com que aconteceu. Mas na fase final o Ceará não sustentou a mesma intensidade. Manter o ritmo intenso durante o jogo todo é impossível. Nenhum time do mundo sustenta. Mas manter um ritmo razoável será fundamental para alcançar a ascensão.
Substituto
A ausência de Richardson certamente será sentida. Não digo que não haja no elenco alguém capaz de substituí-lo. Claro que há opções. Mas o que pesa é o entrosamento. Richardson há muito está no que chamo de sintonia fina, situação que bem sempre o substituto consegue de imediato, ainda que esteja no mesmo nível.
Recordando
02.07. 2007. Assim se passaram dez anos... No Pici, a partir da esquerda, o zagueiro Preto (com o filho) e o meia Leo Gago. Preto (Paulo Henrique da Costa,36 anos) está no Mogi Mirim. Seu melhor momento foi no Atlético/MG. Leonardo David de Moura, 34 anos, está no Cianorte. Seu melhor momento foi no Grêmio e no Palmeiras.
Margem
Faltam oito rodadas para terminar a fase classificatória da Série C. No Grupo A, a distância entre os clubes é muito pequena. Do quarto do G-4, o Botafogo/PB (14 pontos), para o primeiro da zona de rebaixamento, o Asa (11 pontos), são apenas três pontos. Com tantos tropeços dos times do G-4, tudo é possível.
Preocupação
O Fortaleza precisa voltar a vencer para abrir razoável margem de segurança. Será terrível chegar à reta final sob o risco de terceiros. Leão vai enfrentar o Botafogo em João Pessoa. Os times da "C" estão muito semelhantes em virtudes e defeitos. Pelo andar da carruagem, imprevisível o que no Amigão poderá ocorrer.
Surpresa
Quando o veterano João Marcos sofreu séria contusão, imaginei que seria fim de carreira. Um ano depois, ei-lo de volta. E voltando bem como voltou. Agradável surpresa. E surpresa que chega no momento certo. O pragmático João poderá ser muito útil ao esquema de Marcelo Chamusca.
Retorno. Registro com alegria que a Portuguesa do Crato volta às atividades após 20 anos fora das competições. Fundada em 14 de junho de 1962, completou 55 anos. O presidente Genival e o vice-presidente Edivan estão buscando apoio, visando à participação da Portuguesa na Série C cearense. O técnico Orlando Caulin foi contratado para dirigir o time profissional. Israel Oliveira é o técnico do time sub-20. A Portuguesa já disputou a Série A cearense em 1996 e 1997.