Dois jogos, duas vitórias, sendo uma fora de casa. Um começar excelente do Fortaleza na Série B nacional. Ontem, em Varginha, com muita competência ganhou do Boa. Destaque para Edinho, senhor da partida. Dele as melhores jogadas ofensivas. Dele o gol que consolidou a vitória (2 x 0). Em nenhum momento o Boa assumiu o controle. Sempre correu atrás. Noite de pouca inspiração de Gustavo, que perdeu dois gols incríveis. Jogo de dois pênaltis inexistentes que o árbitro Roger Goulart achou de marcar. Bruno Melo converteu para o Leão; Alysson desperdiçou. Que lambança da arbitragem! O Fortaleza evoluiu em relação à estreia. Menção especial para o desempenho de Derley e Dodô. Justa vitória.
Ferrão de volta
Pela quarta fase da Copa do Brasil, o Ferroviário volta a campo hoje, no Castelão, às 21h45, diante do Atlético Mineiro. A goleada (4 x 0) sofrida no jogo de ida, no Mineirão, deixou ao Ferroviário a missão quase impossível de aqui tentar reverter a desvantagem. Só mesmo a zebra das zebras para mudar a história.
Vantagens
Não se trata de desacreditar o Ferrão. Não é isso. É grande a diferença técnica a favor do Atlético, que lá jogou com time misto. É grande a diferença de gols que o Atlético conseguiu abrir (pode perder aqui até por três gols de diferença). Hora de conferir o Ferrão, agora sob o comando de Maurílio Silva, que estreia.
Recordando
Década de 1960. No PV, o famoso Salomão, meia do Náutico-PE, no timaço que tinha no ataque Nado, Bita, Nino e Lala. Salomão também jogou no Santos. Seria o substituto do bi mundial Zito, mas resolveu voltar para Recife, onde se formou em Medicina. Continua morando em Recife. É médico neurologista. Colaboração de Elcias Ferreira.
Uma parte
Chamusca viu parte do que o São Paulo poderá apresentar aqui. É que na vitória anteontem sobre o Paraná, o São Paulo usou time misto. Mas Chamusca poderá ver o São Paulo titular amanhã diante do Atlético-PR, quando os paulistas terão de ganhar por dois gols de diferença para seguirem na Copa do Brasil.
Responsabilidade
A derrota do Ceará na estreia trouxe certa pressão para sua estreia em casa, onde necessariamente terá de pontuar. Isso já era de se esperar, desde quando foi anunciada a sequência de jogos com times pesados: Santos, São Paulo, Flamengo e Corinthians. Para o Ceará a hora da verdade chegou mais cedo.
Estreia
O técnico Maurílio Silva estreia hoje no Ferroviário diante do Atlético-MG. Pega missão quase impossível. Maurílio tem feito bons trabalhos em times do Nordeste. No Ferrão, que agora tem Jurandir Junior como executivo de futebol, retoma a dobradinha que levou o Uniclinic ao vice estadual em 2017.
Complicou. Um dos pontos fortes do Ceará na Série B 2017 foi a meia-cancha com Richardson e Ricardinho. De repente, o azar de Chamusca não poder contar com os dois justamente diante de São Paulo, Flamengo e Corinthians. Pior ainda porque a falta de acordo com Raul azedou o relacionamento clube/atleta. Agora é esperar de Chamusca o acerto na escolha dos substitutos. Subir Pio para volante poderá ser uma boa. Aí Chamusca terá de examinar quem melhor faria o papel de ala.