O jogo do Ceará com o Mogi é decisão. Se ganhar, o jogo com o ABC será decisão. Se vencer, o jogo com o Bragantino também será decisão. E assim até a última rodada, se Macaé e Oeste não quedarem pelo caminho. A melhora de produção e duas vitórias seguidas deram à torcida nova esperança. Mas o Vozão ainda não depende só dele. Depende de tropeços dos concorrentes. Agradou-me a manutenção da meia-cancha. Mas preocupa sobremaneira a ausência de Rafael Costa. Seja como for, há que se buscar forças e alternativas, Deus sabe onde... Anima ver João Marcos outra vez jogando bem. Foi bom ver Ricardinho voltando a assinalar gol. Pena a defesa e o ataque, mais uma vez por força das circunstâncias, sofrerem modificações.
De olho
Hoje, às 20 horas, Paraná x Macaé, jogo que interessa muito ao Ceará. O Paraná tem apenas dois pontos a mais (40 a 38). O Paraná tem amplas condições de ganhar. No jogo de ida (14ª rodada), no Moacyrzão, deu empate (0 x 0). O técnico do Macaé ainda era Marcelo Cabo. Se vitória do Macaé ou empate, aí tome mais pressão sobre o Ceará.
Mais gols
Fumagalli jogou no Fortaleza em 2005. Portanto, há dez anos. Ele ainda está em atividade. Este ano jogou a Série C pelo Guarani de Campinas/SP. Pois esse veterano jogador, já caminhando para a aposentadoria, fez mais gols que o melhor artilheiro do Fortaleza. Fumagalli assinalou nove gols; Maranhão, sete.
Sem essa
Seria interessante Flávio Araújo no comando do Fortaleza para planejar a subida para a Série B. Flávio já subiu vários times do Nordeste. Mas não me venham com esse negócio de "Rei do Acesso". Em 2013 o Fortaleza trouxe o "Rei do Acesso", Luis Carlos Martins, e não teve êxito. Deixem sem slogan o Flávio. Ele saberá assim mesmo subir o Leão.
Incrível
Revendo os números dos artilheiros do Fortaleza na Série C nacional, Pio (Francisco Hércules de Araújo) era o segundo colocado com quatro gols. Pois quando mais o Fortaleza precisou de gols para eliminar o Brasil de Pelotas, Pio ficou no banco de reservas na maior parte dos dois jogos. E o Leão foi eliminado. Inacreditável.
Esforço maior
Até sair do Brasil/RS, Alex Amado era o terceiro goleador do time na Série C. Marcara quatro. Perdia só para Leandrão (11 gols) e para o atacante Nena, que tinha cinco gols. Agora, mais que nunca, o Ceará precisará de gols. Alex bem poderia empreender esforço maior, principalmente neste momento em que o Ceará não contará com o artilheiro Rafael Costa.
Sem surpresas
A Copa do Brasil é a competição nacional que mais surpresas apronta. Motivo: times fora do rol dos chamados grandes do Sul-Sudeste já a conquistaram. Exemplos: Criciúma/SC (1991), Juventude/RS (1999), Santo André/SP (2004), Paulista/SP (2005), Sport/PE (2008). Observação: o Ceará só não a conquistou em 1994 porque vergonhosamente roubado na final com o Grêmio em Porto Alegre. Este ano não houve surpresa: Santos e Palmeiras vão decidir a Copa do Brasil 2015.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros