Tom Barros: Fim de papo

O Vasco da Gama escapou. Na linguagem bem popular, escapou fedendo. Mas se não melhorar o time para 2017, cairá de novo. Quanto ao Ceará, despediu-se com dignidade. Até atormentou o Vasco diante dos seus 49.259 torcedores pagantes no Maracanã. Mas ficou nisso. Se não melhorar também o time para 2017, não subirá de novo. Quem quer subir tem de ter sobra. O Ceará não teve. Hora de despedidas em Porangabuçu. Sérgio Soares foi embora. E com ele foram seus mistérios e segredos. A propósito, não se sabe a razão pela qual os times treinados por Sérgio geralmente começam bem, mas terminam mal, sem alcançar a ascensão. Esse segredo ele não conta a ninguém. Fica tão guardado quanto seus treinos fechados a cadeado. Fim de papo.

Indicações

Agora a expectativa sobre quem será o novo técnico do Ceará. Mostrei anteontem uma lista de 41 treinadores que por aqui passaram nas décadas mais recentes. Não quero acreditar em repetições. Mas, se for o caso, procurarei entender as dificuldades do mercado. Estou acostumado com as idas e vindas dos "salvadores".

Cadeado

Se não for pedir muito, que venha um técnico sem os exageros de treinos secretos. Pelos resultados dos últimos cinco anos, já se vê que esse expediente de fechar o cadeado de Porangabuçu não prospera. Se prosperasse, o Ceará não estaria estacionado há cinco anos. O Vozão nem sobe, nem desce. Pura bobagem de treinador.

Recordando

Image-1-Artigo-2166241-1

28 de novembro de 2006. Assim se passaram exatamente dez anos... De camisa azul, Daniel Frasson assumia o comando técnico do Fortaleza, substituindo Roberval Davino. Daniel, quando jogador, foi herói do título estadual do Fortaleza em 2000, com o gol que marcou na decisão com o Ceará em Sobral. Já como treinador, depois do Fortaleza ele treinou Crato, Guarani/J, Quixadá e Flamengo/PI. Hoje mora em Santa Catarina.

Saudade

Hoje, às 19h30, na Igreja do Colégio Christus da Avenida Barão de Studart, missa por um ano de falecimento do saudoso jovem Yago D'Albuquerque de Araújo. Meus queridos amigos Ricássia e Trajano de Almeida fazem um chamamento aos familiares e amigos para este encontro de orações, fé e muita saudade.

Campanha

Parou no sábado a última bola que ainda estava rolando no futebol cearense. Agora o foco passa para a eleição no Fortaleza em dezembro. Não dou valor a promessas de campanha, embora assumidas publicamente pelos candidatos. Parecem mais jogo de cena que propósito firme, exequível, deliberado. Cabe ao eleitor avaliar.

Isolado

Image-0-Artigo-2166241-1

Apesar de todas as críticas, principalmente por suas más atuações no returno, o atacante do Ceará, Bill, terminou a Série B do Campeonato Brasileiro como seu principal e isolado goleador. Ele marcou 15 gols na competição. O segundo, Nenê do Vasco, marcou 13, mesmo número de gols que marcou Felipe Garcia do Brasil de Pelotas. Incrível, mas é verdade: Bill, o maior.

Notas & notas. O Oeste gosta de pregar peças pelos estádios do Nordeste. Em 2012 eliminou o Fortaleza na fase mata-mata em pleno PV superlotado de tricolores. Já agora tirou do Náutico a última esperança de ascensão, isso em plena Arena Pernambuco superlotada de torcedores da equipe timbu. /// Ainda sobre eleições no Fortaleza: uma coisa é promessa inexequível, mas feita de boa-fé; outra, bem diferente, é promessa mentirosa, que o candidato sabe que não terá meios para cumpri-la, mas faz.