Tom Barros: Ferrão ganhou moral

Recordando

Simples a proposta coral: jogar fechado e sair no contra-ataque. Na fase inicial, Fortaleza melhor na posse de bola, mas ruim nas finalizações. Nas duas grandes chances, Del'Amore e Lúcio Flávio erraram. Na fase final, Belém fez 1 a 0 aos três minutos e o Ferrão tomou conta do jogo. Vitinho, destaque da partida, criou embaraços. Leão sentiu o golpe. Entradas de Renatinho, Leandro e Andrade não melhoram o Leão. Mota fez Ferrão 2 a 0. Aí o Fortaleza perdeu de vez o controle. Ferroviário ganhou moral. Cresceu no jogo. Poderia ter feito o terceiro gol. Fortaleza tomou olé e sumiu.

Mérito

A vitória coral foi merecida porque fiel ao modelo tático. O Fortaleza com Jefferson, Mancha, Pablo, Everton, Lúcio e Zé do Gol teve a ilusória posse de bola na fase inicial. Na fase final, nem isso. O Ferroviário administrou a vantagem com competência. Jonathas, Glauber e Mimi foram perfeitos no combate e alimentação ao ataque.

Imagens

É preciso que se defina: a arbitragem vai ou não usar por sua conta a TV nos lances polêmicos? Não passem para a TV responsabilidades da arbitragem. Quem decide não é a TV. Se, após "pescarem" informação da TV, o árbitro e auxiliares mudarem de opinião após decisão tomada, só eles é que devem ser contestados. Só eles têm o poder de decisão.

Recordando

Image-1-Artigo-2222908-1

Década de1970. A partir da esquerda: Josenéas Barroso Arraes e Breno Vitoriano. Ambos, em períodos diversos, foram presidentes da Federação Cearense de Futebol. Joseneas está bem. É Coronel da reservada Polícia Militar. O prédio atual da FCF, numa justa Homenagem, tem o nome dele. Quanto a Breno, em 1972, sob sua presidência, a entidade mudou de FCD Para FCF. Breno morreu faz alguns anos. Na FCF foi sucedido por Josenéas.

Muitos gols

Vale a atenção do Ceará. O Guarani de Juazeiro foi o time que mais goleou até aqui: 5 a 2 no Guarani de Sobral e 5 a 1 no Maranguape. Além disso, fez três jogos em que seu ataque assinalou três gols: 3 a 1 no Horizonte, 3 x 3 com o Tiradentes e 3 a 1 no Uniclinic. Isso é prova de elevado volume de aproveitamento.

Detalhe

Diante dos times grandes, o aproveitamento do Guarani nas finalizações deixou a desejar: perdeu para o Fortaleza (1 x 0), empatou com o Ferroviário (0 x 0) e perdeu para o Ceará (0 x 1). Aliás, no jogo com o Fortaleza, o Guarani merecia ter vencido. Nesse dia o goleiro do Leão Marcelo Boeck foi o destaque com quatro defesas incríveis.

Regularidade

Image-0-Artigo-2222908-1

Richardson, do Ceará, é um dos jogadores de produção mais regular no futebol cearense. Mantém o ritmo e o padrão durante o jogo todo. Dificilmente joga mal. Além disso, sabe jogar limpo. Não recordo de um ato desleal da parte dele. Cuida da marcação com eficiência, sem apelações. Quando muito uma entrada mais forte. É trunfo do Ceará nesta reta final.

Telefonema. Ontem completei 70 anos. Não houve festa: só orações e almoço em família na casa da minha irmã Nazaré. Agradecimento a Deus. Saudade muita. Lembranças de meus pais. Passou um filme na minha mente: eu criança, adolescente, adulto, amores, filhos, netos, familiares, amigos. Erros e acertos. Madrugada ainda (05:00h da manhã) olhei para o telefone. Há muitos anos o saudoso Ivens Dias Branco me ligava nesse horário. Era sempre o primeiro a me felicitar. Senti muita falta daquela voz que me dizia amáveis palavras de parabéns. A saudade desse contato com o Ivens me acompanhará enquanto vida eu tiver. A todos, que lembraram de mim, muito obrigado mesmo. De coração.