Tom Barros: fatos inusitados

O futebol cearense é mesmo cenário para ridicularia. Se espaço tivesse, contaria muitos episódios só havidos no futebol daqui. Um deles: aquele dos quatro campeões cearenses de 1992 (Fortaleza, Ceará, Tiradentes e Icasa). Um outro: o do árbitro que foi apitar após tomar uns goles e que não passaria no teste do bafômetro. Agora, a história do estádio para o jogo Floresta x Fortaleza. Coisa simples de ser resolvida. Sim, mas ganhou dimensão tal que parecia questão de alta indagação. Vi a hora terem de submeter o caso ao Supremo, sob a presidência da ministra Carmem Lúcia. Ainda bem a coisa ficou por aqui mesmo. Se tivesse ido bater em Brasília a decisão certamente ficaria para o dia 4 de abril...

Posição tranquila

A superioridade do Fortaleza na primeira fase da vitória (3 x 1) sobre o Floresta foi tão grande que poderia ter aplicado mais três gols (Edinho perdeu duas chances e Osvaldo uma). Na fase final, houve só uma pequena reação do Floresta. A meu juízo, a vantagem do Fortaleza independe do local do jogo.

Condições

O time melhor sente mais quando num gramado irregular. A qualidade técnica cai. O rendimento, idem. Tudo isso é verdade. Mas, para alcançar o triunfo, o time superior tem de superar essas dificuldades que existem na maioria das competições. É só lembrar os gramados e os estádios que foram palco da Série C.

Recordando

Image-0-Artigo-2380100-1
1966. Desfile do Fortaleza no Torneio Início. Quem conduz a faixa de saudação à torcida tricolor é o ex-goleiro George que brilhou no Calouros do Ar, Fortaleza, Ceará e Seleção Cearense. Há muitos anos ele me visitou. Na época George morava em Lisboa. Depois soube notícias dele na Bahia. (Álbum de Elcias Ferreira).

Tempo

Juninho vai gradualmente subindo de produção no Ceará. Nos primeiros jogos, houve um ar de desconfiança. Não apresentava o padrão de sua época no Bahia. Já agora se estabelece e ganhas as graças do torcedor. Por isso mesmo cuido de pedir paciência aos mais exigentes. O tempo para adaptação é essencial.

No Leão

Ceni fez entrar Alípio no transcorrer da vitória sobre o Floresta. Dele, Alípio, o passe perfeito para o gol de Gustavo. Há algum tempo a torcida marcou mais o Alípio do que os próprios zagueiros adversários. Calma, gente. O processo de adaptação varia de atleta para atleta. Não raro, a cobrança exagerada queima o jogador.

Na prática

Elton, goleador, dono da posição no ataque do Ceará. Elton, o artilheiro. Mas Arthur vinha chegando com muitos gols. Resultado: não há mais como abdicar da presença de Arthur. Tornou-se imperioso escalar os dois. Clamor da torcida. Hora de saber se na prática dará certo. Não há mais como adiar.

Notas & notas

O time do São Paulo e a TV Globo fecharam acordo de patrocínio: R$ 20 milhões no ato da assinatura e cotas variáveis de acordo com o desempenho do time na Série A. /// O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, quer mudanças na Copa do Nordeste 2019. O Bahia poderá até ficar fora da próxima competição regional, se não houver aumento no valor da cota que hoje gira em torno de R$ 21 milhões. Bellintani quer fórmula de pontos corridos com menos participantes. Vem abacaxi...