A torcida do Ceará tem festejado o êxito do jovem atacante Arthur. Há todos os motivos para vislumbrar uma vitoriosa carreira profissional neste paraibano adotado por Porangabuçu. O Vozão tem os dois extremos. De um lado o veterano Magno Alves que já percorreu os caminhos que agora Arthur começa a percorrer. Um com a bagagem cheia de histórias; o outro a colocar as primeiras peças da história a traçar. Situações que se completam na medida em que o técnico Marcelo Chamusca decifra o momento exato onde melhor cabe a juventude e o exato momento onde a experiência deve mais valer. E um dia, quem sabe, experiência e juventude juntas no mesmo ataque, levando o Ceará ao melhor de seus objetivos.
Divagações
O texto de abertura desta coluna não é mero exercício inventivo de seu autor. É realidade pura. Seria a junção entre a experiência refletida e os impulsos impensados dos mais jovens. Não é divagação: é premonição. Magno Alves e Arthur. Não agora, mas amanhã, depois de amanhã, qualquer dia...
Longo
O Ceará ainda tem longo caminho a percorrer. São 19 rodadas, onde tudo pode mudar. Vem o desgaste que, pela exaustão, quebra jogadores. Aí será preciso dosar. O "arsenal" de Porangabuçu tem resposta para todos os desafios impostos pelo tempo e pelas circunstâncias. Há ainda muito a ser feito.
Recordando
6 de agosto de 2007. Assim se passaram dez anos... Atacante Cleiton, cearense revelado pelo Fortaleza. Cleiton José Ferreira Junior (31 anos). Hoje joga no Paracatu de São Paulo. Já atuou no Horizonte, Trairiense, Mypa da Finlândia, Tiradentes, Anapolina, Guarany de Sobral, Ferroviário, Maracanã, Sousa/PB e Quixadá.
Avaliação
O Cuiabá (6º colocado, 15 pontos), próximo adversário do Fortaleza, está a sete pontos do Leão. Distância significativa. Mas a pretensão do visitante é ganhar para encostar no G-4. O Cuiabá está vivo na disputa por uma vaga. Isso dá mais importância ao jogo de domingo, 18hs, no Castelão.
Tropeços
Há três jogos o Cuiabá não vence, dois em Casa. Empatou com o Confiança (1 x 1) em Aracaju. Na Arena Pantanal empatou (0 x 0) com Remo e foi derrotado pelo Sampaio (1 x 3). O Fortaleza empatou (2 x 2) na Arena Pantanal, gol de Ronny, de falta, já nos acréscimos. Leão foi melhor só no primeiro tempo.
Capricho
O atacante do Fortaleza, Paulo Sérgio, desde que chegou tem tido bom desempenho. Deve, porém, ficar mais atento nas conclusões. O gol que perdeu no jogo passado diante do Asa foi inacreditável. Um pouco mais de capricho é essencial, principalmente para quem tem a missão de assinalar gol.
Lista. Tite fará hoje a 7ª convocação do Brasil (1º classificado) para jogos das Eliminatórias da Copa 2018 contra o Equador (31/8) e contra Colômbia (5/9). Desde agosto/2016, chamou 55 atletas. Usou 42 em 11 jogos (10 vitórias e uma derrota (amistoso Argentina, 0x1 ). Os mais usados: Alisson, goleiro (8 jogos), Daniel Alves, 7; Miranda, 8; Marquinhos, 8; Marcelo, 5; Paulinho, 9; Renato Augusto, 10; William, 9; Philippe Coutinho, 10; Fernandinho, 7); Neymar, 7; e Gabriel Jesus, 7. Dados: Airton Fontene.