Após começo de ano com algumas situações embaraçosas, haja vista derrotas inesperadas no Campeonato Cearense, eis o Ceará recuperando a confiança da torcida. Melhor para o técnico Marcelo Chamusca que assim se livra de algumas pressões mais fortes que já estavam acontecendo. O Ceará conseguiu importante vitória sobre o Fortaleza, lidera seu grupo na Copa do Nordeste e despachou o Brusque pela Copa do Brasil em Santa Catarina. Três êxitos em participações distintas. Não é fácil administrar quando há excesso de jogos. A formação de times alternativos ora é compreendida pela torcida, ora não. Depende dos resultados. Pelo menos no momento tudo pacificou. Mas a maratona ainda é um senhor desafio.
Tem mais
Já amanhã outra vez o Ceará em Campo, desta feita no Castelão, às 18 horas. Tudo bem. Nada contra. Mas sábado de Carnaval, com tantos apelos de blocos e festas em diversificados pontos da cidade, não me parece data própria para jogos de futebol, máxime nesse horário estabelecido. É o que penso.
No embalo
É possível que, apesar de ser "Sábado Gordo", a torcida do Ceará, embalada pelo êxito que o time voltou a obter em seus desafios, cuide de prestigiar o evento. Não importa seja time alternativo ou o misto ou o "B". É o Ceará. Para o torcedor, o Vozão deve estar acima de toda e qualquer programação carnavalesca.
Recordando
22 de dezembro de 2010. O presidente do Guarany de Sobral, Luiz Torquato, quando de entrevista sobre a situação do clube. Ele sempre foi um homem de luta pelo Guarany. Foi com Luiz Torquato que em novembro de 2010 o Bugre alcançou a glória de ganhar o título de campeão brasileiro da Série D. Boa sorte, Torquato, aí na querida Sobral.
Defesa
Nem sempre, quando um time toma muitos gols, a culpa é da defesa. É preciso examinar a origem da jogada. É preciso examinar também se foi mérito do adversário. Geralmente a defesa, como última instância, leva a culpa. Mas, a rigor, não raro é vítima de situações geradas nos compartimentos da frente.
Referência
A observação no tópico ao lado tem uma razão de ser. No gol do Ceará, feito por Elton no Fortaleza, a desatenção tricolor começou na frente onde ninguém incomodou Pio para que ele não tivesse a tranquilidade no passe. Bastaria um atleta para impedir-lhe a completa visão da situação. Aí o passe não teria saído perfeito.
Golaço
Rafael Carioca tem todos os motivos para sorrir. Voltou a assinalar gol. E que golaço em Brusque. É uma opção a mais em conclusão a média distância. No ano passado, Rafael marcou vários gols. Ele pode e até deve arriscar mais vezes, quando as condições lhe forem favoráveis. Saber o momento é fundamental.
Notas & notas. Se o apagão nos refletores, que aconteceu no Estádio Augusto Bauer em Brusque, tivesse acontecido em algum estádio do Nordeste, certamente a turma de lá não pouparia críticas pesadas contra a nossa região, sempre alvo de tantas discriminações. /// Guarani/J segue sob ameaça de rebaixamento. Com a derrota para o Uniclinic, está acima apenas um ponto do Tiradentes, que ocupa a primeira posição da zona de rebaixamento. Já no sábado o Guarani recebe o Fortaleza. Delicada situação.