Logo aos oito minutos, Pio, com extrema precisão, cobrou a falta que ele transformou em gol (Ceará, 1 a 0). O Guarani sentiu o golpe. O Vozão assumiu o controle. Elton poderia ter ampliado. Perdeu a chance. O Guarani esboçou reação, impondo ritmo mais veloz com Juninho. O empate veio com Caíque, de cabeça. O controle mudou de lado. Cresceu o Guarani. Raul fez pênalti que Fumagalli converteu. Na fase final, Chamusca, com mudanças certas, fez um Ceará ofensivo com Lelê, Wallace e Artur. Luís Otávio quase empatou. Recado dado. Empurrou para trás o Guarani. Empatou com Artur. Não ganhou o jogo, mas deixou a certeza de que o Ceará é um time em evolução. Mérito para Chamusca que mexeu muito bem.
Interpretações
Como a natureza humana é difícil na interpretação dos fatos. O presidente do Fortaleza, Eduardo Girão, fez um apelo à paz. Alguns cronistas, embora de forma velada, deram indiretas no presidente. Eles queriam que ele falasse de outros assuntos como a situação do técnico e demais problemas do clube.
Alvo
Os que criticaram Luís Eduardo entendem que a agressão sofrida pelos atletas deveria ter ficado em segundo plano. Ora, como em segundo plano tamanha violência? Lembrem-se: as próximas agressões poderão ser contra os próprios cronistas. Portanto, não deixem por menos assunto tão sério.
Recordando
5 de julho de 2007. Raríssima foto do Estádio Carlos de Alencar Pinto, tendo o céu ornamentado por belo arco-íris, no momento em que os jogadores realizavam uma sessão de treinos físicos. Os atletas do Ceará, todos no centro do gramado, parecem fazer uma reverência ao cenário que dificilmente acontece pelas bandas de cá.
Prevenção
É preciso lembrar que, não raro, cronistas são alvo da fúria dos violentos. No PV transitam em áreas onde passam no meio da torcida. Há torcedores calmos, sensatos, serenos e bons, mas há também os mais exaltados que querem tomar satisfações até por motivos fúteis ou por uma simples divergência de opinião.
Notas & notas
Fábio Gomes, competente fisioterapeuta do Fortaleza, foi alvo de muitas homenagens porque ontem aniversariou. Profissional respeitado. Parabéns! /// Escritor Saraiva Junior ultima detalhes para o lançamento do livro que conta a história de Pacoti, atacante ídolo coral e dos cearenses nos anos 1950.
Afirmação
Se a primeira impressão é a que fica, a imagem de Paulo Sérgio agradou plenamente à torcida do Fortaleza, quer pelo gol que marcou, quer pela participação coletiva. Muito bonito o corta-luz que fez em certo momento do jogo, coisa rara hoje nos campos de futebol do Brasil. Agora é buscar a afirmação.
Comemoração. Hoje, 19 de julho, Dia Nacional do Futebol. A CBF escolheu essa data porque em 19 de julho de 1900 foi fundado o mais antigo clube em atividade no Brasil: o "Sport Club Rio Grande", da cidade Rio Grande/ RS. Por via indireta a CBF homenageou o notável craque Garrincha (bi mundial pelo Brasil 1958/1962) que disputou seu primeiro jogo de futebol em 19 de julho de 1953 (Botafogo 6 x 3 Bonsucesso, campeonato carioca), tendo Garrincha marcado três gols. (Dados de Airton Fontenele).