Cada vez mais distante a possibilidade de um time do interior ser campeão cearense em campo. O insuficiente suporte financeiro das equipes menores como Quixadá e Itapipoca as transformam em eternos coadjuvantes. E times intermediários como Guarany/S, Icasa e Guarani/J padecem brutal diferença se comparadas as suas estruturas com as do Fortaleza e do Ceará. No Debate Bola (TV Diário) os participantes Antonio Laudenir (Diário do Nordeste), Tobias Saldanha, Thiago Rodrigues e Denise Santiago expressaram descrenças com relação a algum time do interior vir a ganhar o título. Houve nítido retrocesso no presente certame: os times do interior mostram-se menos resistentes. Isso para o campeonato não está sendo bom, pois o torna muito previsível.
Turno
A qualidade do futebol apresentada na primeira etapa do Campeonato Cearense 2016 ficou aquém do que todos esperavam. Claro que no início não seria possível ver times perfeitos, mas a evolução destes foi lenta demais. Queira Deus que no hexagonal haja finalmente padrão condizente com uma competição profissional.
Insucessos
Icasa e Tiradentes não fizeram campanha à altura de suas tradições. O Verdão foi vítima da desorganização interna e externa jamais vista na história do clube. O Tiradentes sofreu as consequências de decisões esdrúxulas que inicialmente o afastaram da disputa do certame estadual e depois o reintegraram. Tudo muito confuso.
Recordando
20 de fevereiro de 2006. Assim se passaram dez nos... A partir da esquerda: Cássio e Helinho, jogadores do Ceará. Cássio José de Abreu Oliveira jogou no Flamengo, Internacional e Santa Cruz. Está com 36 anos de idade e encerrou a carreira em 2015 no Adelaide United, da Austrália. Helinho (Hélio das Chagas do Nascimento), já focalizado no Recordando, está com 41 anos de idade. Encerrou a carreira no Palmeira de Goianinha/RN em 2013.
Vice-campeões
De onze anos para cá, o Icasa foi à decisão do Campeonato Cearense três vezes: em 2005, 2007 e 2008, todas diante do Fortaleza. E perdeu as três. Em 2011 o Guarani/J decidiu o título com o Ceará, mas perdeu. Em 2013 foi a vez do Guarany de Sobral chegar à decisão do certame estadual, mas o Ceará foi que se sagrou campeão.
Na Capital
Nenhuma vez a decisão do campeonato cearense com a presença de time do interior foi em estádio do interior. A partida final sempre foi na capital, isto é, ou no Castelão ou no PV. Houve uma decisão do Campeonato Cearense no interior, em Sobral, no ano 2000, mas envolvendo Fortaleza e Ceará. O Fortaleza ganhou o título.
Consciente
Na virada do Fortaleza sobre o Maranguape (3 x 2), o volante Pio teve papel importante. Foi ele quem, no intervalo, disse que o time não entrara em campo. Foi ele quem pediu "atitude" para a fase final. E assumiu de vez o processo de reação. Pio não jogou bem no primeiro tempo. Errou muitos passes e perdeu um gol. Na reação seu empenho levou o Fortaleza à vitória.
Notas & notas
Ninguém pode antecipar resultados de decisões de futebol. Teoricamente Guarany/S e Guarani/J, únicos representantes do interior no hexagonal, não mostraram até aqui força suficiente para superar os chamados grandes. Mas zebras podem acontecer. Detalhe: Maranguape não é time do interior. Faz parte da região metropolitana de Fortaleza. /// Quem corre por fora, capaz de pregar uma peça é o Uniclinic. Tem bons jogadores como Preto, Leanderson, Diogo e Enercino. E faz boa campanha.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn