O Oeste, adversário do Ceará hoje no Castelão, vinha de uma série invicta de cinco jogos. Fernando Diniz, seu badalado técnico, até estivera cotado para substituir Tite no Corinthians, já pelo estilo inovador que aplicara ao Oeste. Mas anteontem tudo isso foi desconsiderado pelo Vila Nova/GO, que em plena Arena Barueri meteu 3 a 1 no dono da casa. E sumiu o tiki-taka. E sumiu a bola no chão do treinador Fernando Diniz. Mas essas considerações não são definitivas. O Ceará deve estar pronto para encarar um time que jogou mal no encontro passado, mas na maioria das vezes não é assim. O Oeste tem valor, estilo, proposta definida, sob o comando de um obstinado. Diniz, quando no Audax pelo certame paulista, mandou até para casa mais cedo São Paulo e Corinthians. Logo...
Série
Embora vindo de uma série de cinco jogos sem perder, o Oeste, mesmo com seu estilo inovador de jogar, ganhara apenas dois desses seus cinco jogos. Em casa, na Arena Barueri, empatou com o Vasco (1 x 1) e com o Londrina (1 x 1). Já em Osasco ganhou do Criciúma (1 x 0). Fora de casa ganhou do Tupi (0 x 1) e empatou com o Goiás (1 x 1).
Diferença
A despeito da badalação de uma forma de jogar que permite até o goleiro participar em todas as posições, o Oeste está apenas na 12ª colocação, ou seja, cinco posições atrás do Ceará (7º) e também cinco pontos a menos. Portanto, entre o elogiado e diferente modelo tático e a eficiência nos resultados existe uma distância muito significativa.
Dificuldades
O Fortaleza deve se preparar para contornar as dificuldades decorrentes das emergenciais alterações no time. O encaixe das novas peças requer um tempo para a automação. Nada de levar tensões para Salgueiro, próximo desafio do grupo, mesmo se sabendo que o anfitrião é o quinto colocado e lutará para chegar ao G-4 justo nesta partida.
Equilíbrio
O técnico Marquinhos Santos não pode perder o equilíbrio emocional, mesmo quando seu time estiver em desvantagem.
A reação do comandante, não raro, é absorvida pelos jogadores.
A exacerbação não traz benefícios ao grupo. A serenidade do treinador é fundamental, máxime nos momentos de maior dificuldade e tensão.
Cobrança
Rosinei estreou pelo Fortaleza na derrota para o ABC. Entrou no lugar de Pio. O desempenho de Rosinei foi discreto. Claro que dele não se poderia cobrar total desenvoltura, haja vista o pouco tempo entre a chegada e a estreia. Precisará de mais treinos para a devida adaptação. Mas esta terá de ser rápida, pois a cobrança da torcida tricolor vem logo e é muito exigente.
Notas & notas. Na próxima sexta-feira, a partir de 19 horas, os amigos do jornalista Silvio Carlos vão homenageá-lo com um coquetel nos jardins do Country Club, comemorando a passagem dos 56 ano de profissão do querido Sílvio. Antecipo meus parabéns. /// Saudade. Morreu em Fortaleza o desportista Aldo Santiago, pesquisador e colecionador amante da música. Ele tinha um acervo de mais de 20 mil discos. Aldo era irmão do querido cantor Otávio Santiago. Pêsames à família. ///