O Fortaleza ingressa hoje na terceira fase da Copa do Brasil. O América/MG, seu adversário, está em crise. O time de Minas é o lanterna da Série A nacional. Não um simples lanterna, mas um "fona" que tem campanha pífia no ataque (só nove gols), ridícula na defesa (sofreu 21 gols) e inconsistente na produção. Isso pode representar elevada chance de jogo fácil para o Fortaleza? Por incrível que pareça, não. A Copa do Brasil, pelo diferente modelo, não raro faz ressuscitar os caídos e decaídos. Mesmo lanterna, é bom não esquecer que o América/MG vem de disputas com times da elite, que estão dois degraus acima da Série C. Portanto, estão os americanos acostumados a desafios de uma série mais avançada. Isso também pode fazer a diferença.
Comparação
O Fortaleza eliminou o Imperatriz/MA. Empatou lá (1 x 1) e ganhou aqui (2 x 0). Eliminou o Flamengo/RJ. Ganhou no Castelão (2 x 1) e ganhou no Rio (1 x 2). O América/MG eliminou o Brasil/SP (1 x 1 em Campinas e 3 x 2 em Minas) e eliminou Bahia (0 x 0 em Minas e 0 x 1 na Fonte Nova). O Fortaleza teve adversários mais difíceis.
Português
O técnico do América é o português Sérgio Vieira. Foi contratado no dia 4 de junho. Missão: livrar da lanterna o América. Comandou o time em sete partidas. Só ganhou uma: 2 s 1 no Coritiba no Estádio Independência. Depois disso foram quatro derrotas seguidas para Palmeiras, Atlético/MG, Corinthians e Atlético/PR. Feia a coisa.
Recordando
1974. Pelé concede entrevista em Fortaleza. A partir da esquerda: o repórter que está de lado com um gravador (tiracolo) parece ser Chico Gadelha, hoje procurador de Justiça (Francisco Gadelha da Silveira), Júlio Sales (brilhante narrador esportivo, pessoa pela qual tenho grande admiração) e o saudoso repórter Chico Taylor (de bigode) que anos depois brilhou nos programas policiais como "Mão Branca". (Acervo de Elcias Ferreira).
Liderança
O que há algum tempo parecia utopia, já agora é projeto plenamente alcançável: o Ceará assumir a liderança da Série B nacional. Basta vitória do Ceará sobre o Tupi e empate ou derrota do Vasco na partida contra o Brasil/RS e igualmente empate ou derrota do Atlético diante do Goiás no clássico marcado para o Serra Dourada.
Embalo
A rigor quem está no embalo das vitórias é o Ceará. O Vasco, pelo contrário, vem de duas derrotas consecutivas. Essas derrotas abalaram o moral vascaíno. O Atlético/GO, apesar de vice-líder, pega um desafio doméstico onde entram rivalidades locais. Embora o Goiás (apenas 16º) esteja mal, clássico local equilibra.
Invicto
O técnico Maurílio Silva, vice-campeão do certame cearense 2016 e eleito o melhor da competição, continua fazendo belo trabalho à frente do Uniclinic. Neste domingo, em Mossoró, diante do Potiguar, o objetivo é buscar a liderança do Grupo A-8 da Série D nacional. O Uniclinic É vice-líder, mas o único invicto. Potiguar lidera com 9 pontos.
Critérios. Para o apresentador Sebastião Belmino a terceira melhor estrutura do futebol cearense no momento é a do Uniclinic, do Vanor Cruz. É verdade. E está provando com o trabalho do supervisor Jurandir Junior. Quanto à terceira força do futebol cearense, aí depende do critério de avaliação. Se o critério for o número de títulos, o Ferroviário continua com folga como terceira força, pois fica apenas atrás de Ceará e Fortaleza. O Ferrão tem nove títulos de campeão e 19 de vice no Campeonato Cearense.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn