Tom Barros: Em terras pernambucanas

Ontem, em pleno final de maio, acordei com trovões e boa chuva. Que surpresa agradável! Para quem vinha de cinco anos seguidos de seca, é inacreditável precipitação assim em maio. Mas a vida é surpresa sempre. Por falar nisso, poderia ter havido surpresa maior que as vitórias de Ceará e Fortaleza, no mesmo dia, em gramados pernambucanos? Alô, pesquisador Eugênio Fonseca! Taí matéria para você. Qual a última vez que dois times cearenses ganharam juntos, no mesmo dia, em Pernambuco. Não lembro ter isso acontecido alguma vez. Pois agora aconteceu: o Ceará bateu no Náutico. O Fortaleza bateu no Salgueiro. Não poderia ter sido melhor para os cearenses a jornada de sábado.

Soube se impor

O Ceará foi melhor que o Náutico o jogo todo. Trabalhou em cima e manteve sob controle a partida. Sofreu alguns sustos em contra-ataques, máxime pela boa participação do atacante Erick. Quando ele saiu, contundido, menos incômodo restou ao Vozão. Mais uma vez Roberto foi o destaque.

Ânimo novo

Apesar de meio confuso, o ataque com Roberto, Magno Alves e Elton poderá ser ajustado com melhor definição de funções. O diálogo entre os três será fundamental. Roberto volta muito, mas compensa com lances agudos e rápidos. A constante inversão de posições entre Elton e Magno será essencial.

Recordando

f

Década de 1960. O saudoso repórter Bonifácio de Almeida, da Rádio Uirapuru, entrevista o saudoso Aloísio Linhares, notável goleiro do Ceará. Bonifácio fez sucesso também como narrador e comentarista. Morreu em 2015. Aloísio foi campeão pelo Ceará, Ferroviário e Náutico/PE. Morreu há alguns anos. (Álbum de Luís Carlos Moreira).

O salto tricolor

Vice-líder, com duas vitórias consecutivas, o Fortaleza vai ganhando a confiança da torcida. Soube se impor diante do Salgueiro. Abriu vantagem com gols de Pablo e Everton e, embora tenha sofrido um gol, segurou a pressão do Salgueiro. Time consciente, bem definido, seguro de seu papel.

Comando

Pouco a pouco, Bonamigo vai dando ao Fortaleza o perfil que ele deseja. E vem obtendo avanços desde a estreia diante do Remo, de quem perdeu injustamente. Depois ganhou do Belo e agora do Salgueiro. Adenilson já mais adaptado e à vontade. Hiago tem que caprichar mais nas conclusões.

Ótima fase

s

Roberto chegou e tomou conta do pedaço. O atacante ganhou a torcida pelo empenho. Corre, luta pela posse de bola. Vai buscar jogo. Faz gol, como o primeiro da vitória sobre o Náutico, e ainda dele o passe para o gol de Felipe Menezes. É um exemplo para o companheiro Elton, que vem chegando.

Observações

Marcelo Boeck fez duas defesas importantes quando o Salgueiro pressionava pelo empate (o jogo ainda estava só 1 a 0). /// Nos três jogos que fez (contra Remo, Botafogo/PB e Salgueiro), foi o Fortaleza quem sempre tomou a iniciativa. Isso é muito bom, principalmente porque dos três jogos, dois foram na casa do adversário. /// No Ceará, quero crer que Felipe Menezes ainda poderá dar uma resposta positiva continuada. Basta ser mais constante e incisivo. Ele tem qualidade.