Tom Barros: efeitos da ascensão

Legenda: Recordando: 1967 - Time do Benfica. A partir da esquerda (em pé): Sebastião, Roberto, ? , Caubi, Dandão, ? , Maxixe, e Mário César. Na mesma ordem (agachados): ? , Ticirico, Coraci, Valdir, Brasileirinho (filho do Zé Brasil, do Nacional) e Totinho. Um time amador que fez muito sucesso na época. (Colaboração do colecionador Nonato Holanda)

A importância da subida do Ceará para a primeira divisão do futebol brasileiro não ficará restrita ao futebol. A abrangência do notável feito terá também repercussões em vários segmentos. No mercado publicitário o interesse pelos espaços na mídia terá ganho especial. A visibilidade da Série A é alvo de empresas sólidas que sabem da importância da comunicação nessa área. Além disso, 2018, ano de Copa do Mundo, eleva o futebol ao centro das atenções nacional e internacional. Assim o aquecimento do mercado, estimulará melhores resultados nos números da economia como um todo. Disso tirará o melhor proveito quem sabe investir no futebol. A Série A é vitrine, é apelo, é marca registrada.

Comemoração

Ceará x ABC, sábado próximo, se foi esvaziado quanto à competição, ganhou por outro lado a dimensão de um grande evento comemorativo. A obrigação do torcedor é de participar. A multidão, que foi às ruas receber o time, deve entender que o lugar mais apropriado para a apoteose é o estádio.

Dimensão

Robinson de Castro junta-se a Evandro Leitão como os únicos presidentes que conseguiram êxito na missão de colocar o Ceará na Série A. Agora é pensar numa presença mais duradoura do alvinegro na elite. O bate-volta de times nordestinos na Série A incomoda. Taí um desafio maior para Robinson.

Transição

No Fortaleza a fase de transição. O instante delicado das contratações. É preciso que o torcedor perceba a diferença entre a notícia verdadeira e a especulação. Aliás, nesta parte, o presidente Marcelo Paz sabe se conduzir muito bem, máxime pelas experiência que teve como cronista.

Exemplo

O zelo quando à confirmação da vinda do Técnico Rogério Ceni serve de exemplo. Marcelo Paz só confirmou a vinda do treinador quando o contrato foi assinado. Antes disso, ele dizia que as coisas estavam encaminhadas, mas aguardando resposta. Assim também será nas futuras contratações.

Preparo físico

Muito da ascensão do Ceará para a Série A nacional se deve ao trabalho desenvolvido pelo preparador físico Roger Gouveia. Observem que, mesmo na reta final do certame, quando a maioria dos times dá sinais de cansaço, o Ceará se mostrou inteiro, com ótimo condicionamento. Parabéns.

Os nordestinos

Na Série A deste ano, o Bahia é o único time do Nordeste que se garantiu. Vitória e Sport vão para as duas últimos rodadas com a corda no pescoço. /// Na Série B 2017, estrago muito grande para a representação nordestina: Náutico, Santa Cruz e ABC decepcionaram. O Santa esteve na Série A em 2016, quando caiu para Série B e já agora desaba outra vez para a Série C. O futebol cearense, ainda bem, teve a subida do Fortaleza para a Série B e da do Ceará para a Série A.