Tom Barros: E se acontecer...

Meus amados irmãos, tenho escutado previsões absurdas dos "profetas" do futebol. Falam sobre o que virá depois, se Fortaleza for eliminado pelo Ferroviário. Ora senhores, o Czar da Rússia foi derrubado pelos revolucionários de Lenin, o mundo continuou; os seguidores de Lenin viram a União Soviética comunista desmoronar, o mundo continuou; o Muro de Berlim foi derrubado, o mundo continuou; em Dallas assassinaram Kennedy, o Mundo continuou. No Chile a ditadura de Pinochet desabou, o mundo continuou; a Alemanha de Hitler sucumbiu, o mundo continuou. Houve duas guerras mundiais, o mundo continuou... Por que o Fortaleza irá acabar se for eliminado? O Leão está acima, muito acima, de um possível insucesso. Calma, gente.

Superior

Se a eliminação do Fortaleza acontecer, não apagará suas glórias. O tetra do Renan, maior título estadual do clube, ficará na história; os dois títulos de vice da Taça Brasil seguirão nos anais; seus ídolos e notáveis presidentes permanecerão nas galerias de honra; inapagável a mística "daquelas camisas", do Blanchar Girão.

Alvinegro seguiu

Os falsos profetas do futebol também pregaram o fim do mundo se o Ceará fosse eliminado do "estadual" 2016. Foi. Ficou em quinto. Sobrou da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste. E os tempos não acabaram. O Ceará seguiu. E está aí como favorito para chegar à decisão do atual certame cearense. O mundo não acabou.

Recordando

Image-0-Artigo-2226994-1

Década de 1960. Jogadores do Ceará no Estádio Carlos de Alencar Pinto em Porangabuçu. A partir da esquerda, três ídolo da história do clube: o lateral-direito William Pontes, o goleiro Ivan Roriz e o zagueiro-central Alexandre Nepomuceno. Detalhes: William e Ivan morreram. Alexandre, grande capitão do tricampeonato 1961/62/63, graças a Deus está muito bem de saúde e de vida. (Colaboração de Elcias Ferreira).

Consequências

É claro que uma eliminação do Fortaleza gerará protestos. Disso todo mundo sabe. Mas não conheço nenhum time grande que tenha fechado as portas por isso. Corinthians, Grêmio, Botafogo, Palmeiras, Atlético/MG, o Fluminense e agora mesmo o Internacional/RS já cairam para a Série B nacional. E o mundo não acabou.

Inteiros

Os times citados no tópico ao lado seguiram com suas vidas e desafios. Depois das turbulências, o Corinthians sagrou-se campeão do mundo. Amigos, o Brasil tomou de 7a 1 da Alemanha, foi humilhado e perdeu a Copa do Mundo em casa. O Brasil perdeu a Copa de 1950 no "Maracanazo". Hoje, o Brasil lidera as eliminatórias da Copa 2018.

Volta por cima

Vejam a história do técnico Tite. O mundo dizia que o futebol brasileiro estava acabado, máxime se comparado com o atual futebol europeu, tido e havido como eldorado. Pois gradualmente a Seleção de Tite está dizendo ao mundo que pode voltar a ser campeã. Já é líder do ranking da Fifa. Tite jamais formou entre os pessimistas contumazes.

Na luta. O Ceará enfrentou sérios problemas no ano passado, após ser eliminado do Campeonato Cearense. Foi humilhante ficar em quinto lugar numa competição com dez clubes. Ainda hoje o time se ressente do que aconteceu. Mas vem ultrapassando obstáculos, apesar de algumas dificuldades restantes. Agora mesmo o Vozão tem a vantagem de jogar em casa a decisão da semifinal com o Guarani/J. Se ganhar a vaga na final, poderá começar aí a definitiva recuperação, após o terrível fracasso de 2016.