Tom Barros: Dupla programação

Hoje, às 16 horas, pela Série B, o Ceará enfrenta o Vila Nova no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga em Goiânia, Goiás. Hoje, às 16 horas, pela Série C, o Fortaleza enfrenta o River no Estádio Albertão em Teresina, Piauí. Não gosto quando dois jogos importantes são realizados no mesmo horário. Fico, como diz o provérbio popular, com um olho no gato e outro no peixe. Um olho no Leão, um olho no Vozão. Em situações assim, por melhor boa vontade e atenção que se possa ter, alguns detalhes fogem da percepção do comentarista. Ver o vídeo depois fica sem graça. É cevada fria, sem sabor. Ajuda a tirar dúvidas, mas emoção zero. Como não há alternativa, o jeito é ligar os dois televisores. E torcer para que o futebol cearense obtenha bom resultado na atual rodada.

Vantagem

O Fortaleza, que voltou a jogar bem na vitória sobre o Botafogo (1 x 0), reencontra o River. Tenta fazer no Albertão o que aqui não conseguiu na estreia: ganhar. O River, apesar na pífia participação (só oito pontos em nove jogos), ganhou bem seus dois jogos recentes. Mas a vantagem do Fortaleza é muito grande se comparadas as campanhas.

Casa nova

O Vila Nova faz campanha mediana na "B". Tem nove pontos a menos que o Ceará. Hoje, porém, programou uma festa especial: a reabertura do "Estádio OBA", de sua propriedade. Tem capacidade para 10.208 torcedores sentados. É uma espécie de alçapão do qual o Vila pretende tirar o melhor proveito, máxime com a pressão da torcida.

Recordando

A partir da esquerda: Itamar Monteiro, William Pontes e Flávio Pinheiro. Detalhes: Itamar, repórter e comentarista esportivo, morreu no dia 3 de fevereiro de 2012. William, notável lateral-direito, brilhou e ganhou títulos no Ceará, Fortaleza e Seleção Cearense. Foi técnico e supervisor do Ceará. Ele morreu no dia 11 de fevereiro de 2005. O comentarista Flávio Pinheiro, irmão do Sérgio Pinheiro, continua firme. (Acervo de Elcias Ferreira)

Critérios

Já houve dois jogos, dois empates entre Uniclinic e Itabaiana. Amanhã, às 17 hs, no Estádio Etelvino Mendonça em Itabaiana, começa o mata-mata. Missão do Uniclinic: abrir, mediante gols, boa margem para o jogo de volta no PV, pois os dois primeiros critérios de desempate são: maior saldo de gols e maior número de gols no campo do adversário.

Medalhista

Hoje, às 16 horas, no Shopping Iguatemi. Festival Iguatemi de Judô, com a presença do mestre Chiaki Ishii, medalhista olímpico em 1972 na Alemanha e medalhista mundial 1971. Ele nasceu na Japão, naturalizado brasileiro. Pioneiro do judô no Brasil. Informações com Wellington Soares (9-9851.7800). Imperdível.

Esperança

Ciel de volta ao Ceará. Eu estive com ele há mais ou menos dois anos, quando de uma visita sua a Fortaleza. Ele me deu de presente a réplica de um templo religioso. Falou-me de sua total recuperação e responsabilidade profissional. Uma bênção que aconteceu em sua vida. Ótimo. Que seja bem-vindo e possa mostrar o seu talento dentro da nova dimensão.

Olimpíada 2016. Dia 3 de Agosto próximo, no Engenhão, Rio, Brasil x China, seleções femininas. Na primeira fase ainda haverá: 6 de agosto, no Rio, Brasil x Suécia. E no dia 9 de agosto, em Manaus, Brasil x África do Sul. As brasileiras, em cinco olimpíadas, ganharam duas medalhas de prata (2004/Atenas e 2008/Pequim). As americanas são as lideres da categoria com quatro medalhas de ouro e uma de prata. A prata foi em Sidney/2000, quando as norueguesas foram ouro. (Colaboração de Airton Fontenele)

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn