Tom Barros: Desrespeito ao público

A bagunça estabelecida na segunda divisão cearense merece veemente repúdio. Depõe contra os organizadores e mostra o lado ruim do futebol. Desde o início da competição pulularam críticas à FCF, já pela desídia no trato dessas questões. E tudo culminou com o patético episódio acontecido em Sobral, quando da não realização da partida entre Nova Russas e Alto Santo. Se querem afundar o futebol, estão num ótimo caminho. A cova já está aberta. Aliás, abriram-na ainda com o paciente moribundo. E agora aguardam apenas a assinatura da certidão de óbito, que também já está pronta. Que falta de respeito ao público! Que tamanha irresponsabilidade! Que vergonha tal descaso! Não há pretexto que justifique tantos erros consecutivos. Apodreceu.

Recordando

2006. Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Ramalho, Finazzi, Alan, Alberico, Dezinho e Wendel. Na mesma ordem: André Cunha, Osmar, Dude, Lúcio e Jorge Mutt. Detalhes: Lúcio brilhou no Goiás, Flamengo, Santos e Botafogo. Está com 41 anos. Encerrou a carreira em 2014 no Alvorada de Tocantins. Jorge Mutt está com 39 anos. No momento está sem club. Dude está com 40 anos. Encerrou a carreira. (Acervo de Elcias Ferreira.

Fase

Pio experimenta grande fase. Prova versatilidade ao jogar ora como lateral-direito, ora como volante, ora como ala. Além disso, não raro se apresenta fazendo conclusões de fora da área. Fora isso, é ótimo batedor de falta e de pênalti. Dono do mais forte chute do futebol cearense no momento. Fez até alguns críticos seus mudarem de opinião. Bela fase.

Prejuízo

O Ferroviário, diante de tanta desorganização no gerenciamento da Série B cearense, foi prejudicado. Como havia interdependência de resultados, os jogos Nova Russas x Alto Santos e Ferroviário x Horizonte deveriam ter acontecido na mesma hora, visando a evitar acordos ou combinações.

Tramoias

Ainda quero crer que haja lisura no futebol cearense. Quero acreditar que esses fatos recentes da Série B sejam produtos das coincidências e não maquinações nascidas nos subterrâneos do futebol. Nos bastidores houve insinuações de tramoias, mas não posso sem provas fazer acusações assim. Fico, porém, atento aos fatos.

Alívio

Hoje o Ceará volta a campo pela Série B nacional. No caminho, o Atlético/GO. Por mais paradoxal que pareça, a goleada alvinegra aplicada no CRB não trouxe tranquilidade. Motivo simples: a baixa produção do Ceará nem de longe bateu com o elástico placar que o time obteve. A goleada apenas valeu como alívio de tensões.

Evolução

Hoje, diante do Atlético/GO mais uma oportunidade para ver se Sérgio Soares conseguirá o que mais persegue: um time homogêneo, ajustado. No momento falta a automação que permite as retomadas de bola e as subidas rápidas ao ataque. O time ainda revela incertezas quando tem a bola dominada. Hora de conferir logo mais.

Notas & notas. Começa amanhã em Fortaleza o I Torneio Sul-Americano de Gamão nas modalidades individual, duplas e equipe. Participam mais de 100 jogadores de vários países. Informações com Alberto Vieira pelo fone 9-8851.0168. /// Confusões à parte, o Ferroviário, ao empatar com o Horizonte, deixou escapar a oportunidade de continuar a não depender de ninguém para ascender à Série A. Isso trouxe grande desilusão aos corais. Ficou melhor para o Alto Santo.

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn