Tom Barros: descabidas exigências

O Fortaleza está com 53 pontos. É líder. Tem o maior número de vitórias: 16. Aproveitamento de 60.9%. Ganhou do Vila e do São Bento, retomando a série de vitórias. Mesmo assim, por incrível que pareça, é alvo de críticas de parte da torcida e de cronistas exigentes. E bota exigência nisso. O que é mesmo que os críticos querem? Pelo visto, que o Fortaleza dê concerto a cada jogo. Gente, não há nenhum Liverpool nem PSG na Série B nacional. O Fortaleza, mesmo com senões, está acima dos 19 concorrentes. Nenhum deles há apresentado padrão melhor que o Leão. A crítica tem de ser na medida, proporcional à conjuntura. Mas não é o que está acontecendo. Quem está a exigir concertos contrate a orquestra de André Rieu...

Perfeição

A cobrança de perfeição não faz sentido. Não há time perfeito. O projeto tricolor para 2018 está sendo alcançado: subir para a Série A no ano do centenário. Então qual a razão de tantos comentários desfavoráveis? Ora, no curto período de um ano está chegando à Série A. O Leão passou oito anos na Série C.

Campeão

Se for campeão da Série B, estará além do previsto. A meta primeira era subir. O Leão está bem próximo disso. Se o título vier, vem como acréscimo. E será apoteose de um centenário de glórias. Então fica posto: primeiro a vaga na Série A. Depois, já garantido na elite 2019, aí sim a busca por algo maior: o título.

Recordando

ceara

27 de setembro de 2008. Assim se passaram dez anos... Cleisson, meia do Ceará. Ele brilhou no Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG, Ceará e Fortaleza. Brilhou também em Portugal. Foi campeão da Libertadores em 1997 pelo Cruzeiro. Está com 46 anos. Hoje é treinador. Um homem de bem. Tem consistente formação religiosa.

Contagem

Com quantos pontos o Ceará estará livre do rebaixamento? Depende. Em 2013, o Flamengo escapou com 45 pontos. Em 2014 o Palmeiras escapou com 40 pontos. Em 2015 o Figueirense escapou com 43 pontos. Em 2016 o Vitória escapou com 45 pontos. Em 2017 o Vitória voltou a escapar, mas aí com 43.

Pontuação

Se por base 45 pontos para não cair, ou seja, a maior pontuação dos últimos cinco anos, o Ceará precisará de 18 pontos. Se 40 pontos, a mínima dos últimos cinco anos, o Ceará precisará de 13 pontos. Como faltam só 12 rodadas, a margem está reduzida, mas é possível alcançar, sim, os pontos necessários.

Qualidade

As mudanças que Lisca tem processado no segundo tempo não estão correspondendo. O time não ganha força na frente nem lucidez na meia-cancha. Não sei a razão por que Ricardinho tem sido deixado à margem. Entendo que pior produção que Robinho e Azevedo ele não teria. São coisas do futebol...

Notas & notas. Foco nas celebridades do tênis. A notável Serena Williams não anda tão serena nem tão espetacular como antes da maternidade, mas joga muito. /// A tenista russa, Maria Sharapova, é tão linda que não sei se joga ou desfila ou se desfila e joga. Talvez as duas coisas ao mesmo tempo. Sharapova encanta pela alta performance nas quadras e pela formosura. /// A propósito de beleza nas quadras, não há como esquecer a beleza de Gabriela Sabatini, famosa argentina musa do tênis nos anos 1990.