Fátima Dutra, 17 anos, jogadora de futebol. Do interior do Ceará, do bonito município de Cedro, para a Granja Comary. Do modesto time "Menina Olímpica" para a Seleção Brasileira, em menos de dois anos. Aos 15 anos sonhava em vestir a camisa Canarinho. Aos 17 anos, sonho realizado. Um salto em distância, de milhares de quilômetros, que nem o recordista mundial, Mike Powell, conseguiria dar. Um salto triplo que nem Ademar Ferreira da Silva, nosso bicampeão olímpico, conseguiria dar. E lá está Fátima, sorriso aberto. E lá está Fátima Dutra sonhando mais alto ainda com um pódio olímpico ou um pódio mundial. É difícil? É. Mas para essa menina de 17 anos não há obstáculos. Não se admirem se ela chegar lá.
Dupla
Paulo Sérgio e Lúcio Flávio. Esperança de mais gols para o Fortaleza. Faltam oito jogos para terminar a fase classificatória. Até agora, por mais paradoxal que pareça, com todas as cobranças e dificuldades, o Fortaleza é o time de melhor ataque da Grupo A da Série C com 13 gols. Até o Líder, o CSA, só marcou 11 gols.
E mais
Detalhe: No Grupo B, nenhum time tem mais gols que o Fortaleza. Só o Volta Redonda (4º colocado) e o Joinville (5º) marcaram o mesmo número de gols que o Leão (13 gols). Se a dupla Lúcio Flávio e Paulo Sérgio deslanchar, aberta estará a porta da esperança para melhor definição dos lances finais.
Recordando
1969. Após uma vitória do Ceará na Bahia, o retorno pela Vasp, empresa aérea de muito prestígio na época, mas que depois acabou falindo. De baixo para cima: o goleiro Jurandir, o atacante Zezinho Fumaça e o lateral-esquerdo Carlindo, que anos depois ganharia a Bola de Prata da Revista Placar. (Álbum de Elcias Ferreira).
Sem temores
Paulo Bonamigo mostra-se firme no comando do Leão. Ele entende que, apesar das críticas e pressões, está no caminho certo para alcançar a ascensão, ou seja, a subida para a Série B nacional. É a ótica dele. É o momento segundo sua avaliação. Se dentro da realidade ou não, é outra história.
Em alta
Tenho dito, repetidas vezes, que o jogador é quem se escala. Vejam bem: o volante Pio e o atacante Lelê entraram bem no Ceará no jogo passado. E tiveram, igualmente, em jogos anteriores, boas participações. Vão estabelecendo os alicerces diante do treinador e da torcida.
Dignidade
Magno Alves, exemplo de atleta, de ser humano. Homem de caráter, de forte formação religiosa. Para ele a reserva é fato normal do futebol. Não é a primeira que isso acontece. Magno, com dignidade, sabe esperar. A reserva não é humilhação: é contingência. O reencontro com o gol acontecerá um dia qualquer, normalmente.
Notas & notas. Amanhã, sábado, mudará de idade o querido cronista esportivo Sílvio Carlos, "papa do amadorismo". Ser humano leal, amigo, solidário. Uma vida de sucesso dedicada ao amadorismo e ao futebol. Sílvio será alvo de justas homenagens. Parabéns, "Papa"! /// O Shopping Benfica apresenta até dia 30/07 a 6ª exposição Times do Coração, reunindo acervos do Ferroviário, Fortaleza, Ceará e FCF. Visita gratuita na Área de Eventos (2º piso), de 14h às 20h.