Já fui voz a plenos pulmões na defesa da Copa do Brasil que considerava democrática. Diferente da Série A, que concentra clubes de regiões mais favorecidas, a Copa do Brasil era, na origem, abrangedora, igualitária. Times de todos os estados da federação presentes, basicamente com as mesmas chances porque a definição em dois jogos. O tempo cuidou de arruinar a pureza dessa competição. E contaminou-a com mais privilégios aos mais favorecidos. Nos subterrâneos, o objetivo de já nas primeiras rodadas ver cair os times mais frágeis, exceto alguma surpresa. Hoje Ceará, Fortaleza, Guarani e Uniclinic assumirão suas posições no grid. A porta da Copa do Brasil já foi estreita. Hoje é larga e espaçosa como os caminhos que levam à perdição.
Saquarema
Ceará enfrenta o Boa Vista/RJ, time carioca treinado por Joel Santana e que tem no elenco Erick Flores e Marcelo Nicássio, bem conhecidos atletas porque há alguns anos jogaram no futebol cearense. O Boa Vista tomou goleada do Flamengo (4 x 1) na Arena Dunas em Natal, num jogo pela Taça Guanabara. Tudo é Brasil.
Evolução
Apesar das críticas, que em alguns momentos considero exageradas, o Ceará tem evoluído. A chegada de Tontini deu lucidez ao setor criativo, já pelos passes precisos desse atleta. É impressionante como ele descobre caminhos mediante rápida leitura da situação. E assim promove conexão altamente produtiva.
Melhor fora
O Fortaleza sai da pressão local e busca alívio de tensões na distante Santarém no Pará. Pelas circunstâncias, benfazeja Santarém. Ao Leão mil vezes jogar no Estádio Colosso dos Tapajós do que no Castelão, PV ou Domingão, perto de sua própria torcida. Pode ser que uma vitória tricolor lá produza a calmaria de que o time está precisando aqui.
Adversário
São Raimundo é vice-líder do Grupo A-1 do Campeonato Paraense, mas tem o mesmo número de pontos (seis) do líder Paragominas. Lá está o meia Rodrigo Vítor que jogou no Icasa e no Guarany de Sobral. O time é dirigido pelo técnico Lecheva. Para o Fortaleza equivale enfrentar, por exemplo, o Guarany no Junco. Jogo difícil.
Respeito
Vejo Hemerson Maria injustiçado por agressões indevidas e extrema falta de respeito. Ele é trabalhador sério, honesto nas propostas, leal nos compromissos. Não merece as humilhações que sofreu domingo. Hemerson tem postura ética impecável. Educado, a todos trata com distinção. Os torcedores têm o direito de discordar dele, mas ninguém tem o direito de desrespeitá-lo.
Notas & notas. Em razão da ótima campanha do Guarani de Juazeiro no Campeonato Cearense, há que se ter esperança de um bom resultado do time caririense no jogo de hoje diante do Náutico no Romeirão. Basta o Leão colocar em prática o que vem normalmente fazendo na competição estadual. /// Com relação ao Iniclinic, predominam as incerteza, haja vista a má campanha do time da Precabura na Copa do Nordeste, inclusive tomando duas coleadas por 4 a 0 em Recife. Incógnita total.