O Ceará fecha amanhã, diante do ABC no Castelão a sua vitoriosa campanha na Série B 2017. Como a situação de ambos já está definida, o jogo ganhou caráter eminentemente festivo para o Vozão, que subiu para a Série A. O ABC, pelo contrário, amarga a infelicidade de mero cumprimento de tabela porque foi rebaixado. Raro momento em que os extremos se encontram. G-4 e Z-4 no mesmo cenário. Um, o Ceará, na apoteose da glória conquistada; o outro, o ABC, no choramingar de um ano perdido. A torcida do Ceará a escancarar o aberto sorriso do vencedor; a torcida do ABC, distante, a contemplar melancólica despedida. Duro contraste entre quem trabalhou bem e quem trabalhou mal.
Amanhã
"Como será o amanhã, responda quem puder. O que irá me acontecer, o meu destino será como Deus quiser". Trecho do samba-enredo "O Amanhã", composto por João Sérgio para a União da Ilha do Governador, 1978. Vale para mim, para você, para o futebol, para a vida. Não somos donos do destino.
Caso concreto
É possível planejar. Organizar todo o esquema para a temporada 2018. Se vai dar certo, não sei. Vejam um exemplo: o Fortaleza, justo quando montou o mais fraco time dos últimos três anos, subiu para a Série B. Com os times teoricamente mais fortes, em 2015 e 2016, o Leão amargou a terrível frustração de não subir.
Recordando
Década de 1960. Reunião na sede da então FCD, hoje FCF . A partir da esquerda: Aécio de Borba, empresário, jornalista e político; França, ex-jogador e ídolo do futebol cearense nos anos 1940; Zé Paulo, zagueiro ídolo do Fortaleza; Louril, notável meia do América; Murilo Borges, prefeito de Fortaleza; ? . (Álbum de Nonato Holanda).
Copa do Brasil
As dotações para os clubes que participam da primeira fase aumentaram muito. Tudo bem. Mas a possível eliminação logo no primeiro jogo desestimula qualquer investimento para participar dessa competição. Basta ver que 40 times são eliminados na primeira partida. Longe do que foi a Taça Brasil. Essa, sim, de critérios justos.
Melhor assim
O Ferroviário se apresenta segunda-feira, dia 27, para início do trabalho, visando à temporada 2018. Não entendi a razão pela qual o jogador Carlos Alberto, que o Ferrão queira contratar, negou o contato mantido com dirigente do clube. Pelo episódio desagradável, melhor mesmo que esse atleta fique longe da Barra.
Melhor do ano
O goleiro Everson foi demais. Na Série B, 36 jogos, sem contar o de amanhã. Praticou defesas espetaculares, algumas delas em momentos que garantiram vitórias importantes como as diante do Inter em Porto Alegre. Pela competência, talento e presença permanente, o melhor do ano.
Notas & notas. Dia 30 novembro, quinta-feira próxima, festa dos melhores do esporte do vizinho município de Caucaia. Atendendo convite do meu amigo Renato Sátiro, estarei presente. /// Dia 10 de dezembro, um domingo, de 8h30 às 17h30, V Encontro de Treinadores de Futebol do Norte e Nordeste. Será no Clube dos Empregados da Petrobras, Rua Dioguinho, 5530 - Praia do Futuro. Promoção do Sindicato dos treinadores de Futebol do Estado do Ceará.