Faltam nove rodadas para terminar a fase classificatória da Série C nacional. O Fortaleza repete a façanha de seguir líder absoluto, com amplas condições de assim se manter. Já deve, portanto, ir acompanhando os integrantes do Grupo B, de onde sairá seu adversário no mata-mata. Pelas posições de momento, o confronto seria com o Mogi Mirim/SP. Mas, pelas variações que ocorrerão até lá, o Leão terá de ficar de olho também no Botafogo/SP. Juventude/RS e Boa Esporte/MG. Portanto, times de médio porte em seus respectivos estados. Ora, para um Fortaleza que num mata-mata da Copa do Brasil despachou até o Flamengo em pleno Rio de Janeiro, o que vier será perfeitamente contornável. Nada de espantos e complexos passados, pois.
Recordando
1993. Ceará antes de um jogo em Quixadá, no Estádio Abilhão, que já foi Estádio Luciano Queiroz, que já foi Estádio José Baquit, que já foi Estádio dos Imigrantes... A partir da esquerda (em pé): Giordano (treinador de goleiros), Ferreira, Victor Hugo, Airton, Mastrilo, Jaime, ? . Na mesma ordem (agachados): Sérgio Alves, Ronaldo, Claudemésio, Júnior Xavier e Ivanildo. (Do álbum de Franzé Rabelo. Colaboração de Val Tavares).
Mais uma vez
Fortaleza e River voltarão a se enfrentar. É a quarta vez este ano. O Fortaleza ganhou as duas pela Copa do Nordeste, mas ficou no empate (1 x 1) no Castelão, quando da estreia de ambos na Série C 2016. Detalhe: o Leão empatou em casa, mesmo tendo na formação Dudu Cearense e Jean Mota que eram então a sensação do tricolor.
No momento
Muita coisa mudou. No Fortaleza, Jean Mota e Dudu Cearense foram embora. No River, Vica assumiu o comando no lugar do técnico Capitão, que mesmo assim permaneceu na comissão técnica. Vica foi quem em 2012 no comando do Leão, após brilhante campanha na fase classificatória, perdeu o mata-mata para o Oeste em pleno PV.
Taça Fares Lopes
A competição, que leva o nome do meu saudoso amigo Fares, é um torneio de apoio, visando a evitar a inatividades dos times cearenses no segundo semestre. Deveria, pois, facilitar os meio para ter a presença do maior número de participantes. Mas, pelo que sei, não é o que está acontecendo. Grave erro estratégico.
Valorização
A inadmissibilidade do Ferrão por perda de prazo pode ser resolvida mediante consenso. A "Fares Lopes", com a presença do Ferroviário, ganharia em importância e visibilidade. Entraves burocráticos são tão nocivos que, não raro, esvaziam a própria competição. Difícil é incutir esse pensamento lógico na cabeça de gente teimosa.
Verdinha 60 anos
Bela a mensagem de Cid Carvalho relativa aos 60 anos de fundação da Rádio Verdes Mares. Cid trabalhou na Verdinha nos primeiros anos da emissora, onde apresentou o tradicional Rádio Notícias Verdes Mares. Quem passa pela Verdinha cria eterna relação de carinho. Sou fã incondicional do Cid. Ele, tal qual a Verdinha, é história, é bandeira, é monumento.
Três mata-matas. A campanha do Uniclinic na primeira fase da Série D foi convincente. Terminou em primeiro lugar. Agora vai para a arriscada fase eliminatória. Enfrentará o Itabaiana. Primeiro jogo fora (dia 24/07, domingo) e decide no PV (31/07, domingo seguinte). Na fase classificatória, houve dois empates entre ambos (1 x 1 aqui; 2 x 2, lá). Duro desafio para o time de Maurílio Silva. Mas o Uniclinic tem a vantagem de decidir a vaga em casa. Depois ainda haverá mais dois mata-matas.
Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn