Tom Barros: Chutando a cancela

Houve um tempo em que os times cearenses perdiam quase todos os jogos fora de casa. Só com sacrifício arrancavam um empate nos campos dos adversários. A isso a crônica esportiva batizou de "complexo da cancela". Geralmente usada em fazendas ou casas rurais, cancela é uma pequena porta de madeira. Nossos times só sabiam ganhar em casa. Se saíssem do Estado, peia. Mas o Ceará agora anda chutando a cancela. Ganhou do Náutico em Recife, do Brasil em Pelotas, do Figueirense em Florianópolis e do Paysandu em Belém. Além disso, empatou com o Vila Nova em Goiânia e com o Guarani em Campinas. Somou 14 pontos além da cancela. Ótimo. Pena que, em casa, tropeçou demais, contrariando a lógica das coisas.

Em casa

Por mais paradoxal que pareça, em casa o Ceará diversas vezes decepcionou. Empatou com o Boa no PV e com o Luverdense no Castelão. Perdeu para Santa Cruz, Internacional e Goiás no Castelão. Portando, no interior da "cancela" deixou de ganhar 13 pontos. Com metade disso seria hoje vice-líder.

Confronto direto

Hoje o Ceará recebe no Castelão o Criciúma, que ganhou do Náutico em Recife na rodada passada. O Criciúma está uma posição à frente do Ceará. No Criciúma Eric Flores, que em 2010 jogou no Ceará e em 2014 no Fortaleza. A referência é Caio Rangel, jovem de 21 anos, ex-Flamengo, Cagliari (IT), Arouca (PT) e Cruzeiro.

Recordando

s9

26 de julho de 2007. Assim se passaram dez anos... Treino do Fortaleza, Estádio Alcides Santos no Pici. A partir da esquerda: Igor e Simão. Detalhes: o meia Igor Carlos da Silva Freire nasceu em Limoeiro/CE. Está com 37 anos. Atualmente está no Manaus Futebol Clube. Simão Rodrigues dos Santos é carioca, 33 anos de idade. Está sem clube.

Lanterna

Na próxima rodada da Série C, o Fortaleza enfrentará o Asa, lanterna da competição. Teoricamente, todas as condições favoráveis ao Leão, não obstante ser a partida em Arapiraca. O técnico do Asa era Maurílio Silva. Não deu certo. Foi substituído por Marcelo Vilar, que tenta ajustar o grupo.

Ajuste

Diante do Salgueiro, houve várias falhas nas finalizações do Fortaleza. Pablo perdeu chance incrível, de frente. Na atual fase, é possível administrar. Mas no mata-mata não será admissível permanecer com esse elevado índice de erros nas conclusões. Poderá comprometer todo o trabalho.

Show

Jô foi o nome da goleada (3 x 0) do Fortaleza sobre o Asa no jogo de ida no PV. Jô entrou na fase final. "Incendiou" o jogo. Dele o passe para o primeiro gol. Dele o segundo gol. Enfim, mudou a história da partida. Imaginava-se que, a partir daí, ele ganhasse a posição de titular. Não aconteceu, mas ele está à disposição.

Notas & notas.

Calvino Pereira completa hoje 55 anos de OAB-CE. É o mais antigo funcionário da história da entidade. Entrou em 1962 na gestão do querido doutor Roberto Martins Rodrigues. E lá está até hoje, com sua lhaneza e competência. Parabéns, amigo!

Cada vez mais nas graças da torcida alvinegra o atacante Artur. Opção que cheira gol, principalmente quando o Vozão está no aperto.

Deu bobeira Wellington Reis. No lugar de aproveitar a chance para mostrar serviço, provocou sua expulsão.