Tom Barros: Cenário alvinegro

Legenda: Recordando: 11 de janeiro de 2006. Há dez anos, o trio de arbitragem entra em campo no PV para dirigir o jogo Ceará x Itapipoca pelo Campeonato Cearense. O árbitro é Marco Antonio Sampaio, ladeado pelos auxiliares Monteiro da Silva e Pereira Neto. Uniformes discretos, bonitos, sem os "balangandãs" dos uniformes dos árbitros e auxiliares de hoje. Do trio acima, nenhuma mais faz parte do quatro de arbitragem da FCF

Alguém pode, de sã consciência, acreditar numa derrota do Ceará, hoje, diante do Quixadá no PV? Claro que não. Certamente nove entre dez dirão que dará vitória alvinegra. A voz discordante é de um bicho que se chama zebra. A propósito, por que a zebra entrou para a história do futebol? Dizem que é porque a bichinha não faz parte dos 25 animais contemplados no chamado jogo do bicho. Vá lá que seja. Verdade é que as dúvidas continuam sobre a origem desse fato. E ainda há quem pergunte: a zebra é um bicho preto de listas brancas ou um bicho branco de listas pretas. Seja lá como for, tem as cores do Ceará. Mesmo assim, no momento, pelas condições de elenco e estrutura, todas as indicações apontam para o favoritismo do time comandado por Lisca.

Estreia

O Quixadá, por uma série de contratempos, teve sua estreia adiada duas vezes em razão de decisões da Justiça Desportiva. São imbróglios que teimam em acontecer em abundância apenas no futebol cearense. E o Quixinha, sem ter nada a ver com isso e sem nenhuma culpa, ficou pra lá e pra cá, como a rede velha do saudoso Coronel Ludugero.

Análise

Fica difícil analisar o time do Quixadá porque não o vi em ação uma vez sequer. Sei apenas que lá estão os laterais Daniel e Wallace e o atacante Somália. O comando técnico da equipe é de Marco Antônio. Se é quem eu penso, Marco Antonio foi um meio-campista muito bom que teve eficiente e marcante passagem no nosso futebol.

Oportunidade

O garoto Caio César, que brilhou pelo Ceará na Copa São Paulo, merece mais oportunidades no time principal. Verdade que não assinalou gol na vitória sobre o Guarani/J, mas valeu a sua participação no conjunto, mostrando firmeza e personalidade nas intervenções. Não sentiu o "peso" da camisa. Muito tranquilo mesmo.

A marca

O Fortaleza aplicou 3 a 0 no Itapipoca. Aplicou também 3 a 0 no Icasa. Antes, num amistoso preparatório com Maranguape, também aplicara 3 a 0. No primeiro jogo com o Guarany/S pela Taça dos Campeões, também ganhou por 3 a 0. Amanhã enfrentará o Uniclinic, que ganhou do Itapipoca e do Maranguape.

Melhor momento

Desde que chegou para o Fortaleza no dia 15 de janeiro do ano passado, a melhor produção de Dudu Cearense está acontecendo agora sob o comando do técnico Flávio Araújo. Dudu reencontrou seu espaço e a alegria de jogar. E vem crescendo jogo após jogo. Um primor a partida que fez em Juazeiro na vitória sobre o Icasa. É bom ver Dudu retomar seu belo futebol.

Notas & notas

Hoje, às 19 horas, o programa "Debate Bola" pela TV Diário fará uma análise completa da rodada deste sábado que tem Tiradentes x Guarani/J no Domingão e Ceará x Quixadá no PV. /// Ironia do destino: o município de Horizonte tem estádio, mas não tem time na primeira divisão. Alto Santo também tem estádio, mas não tem time na elite. Da mesma forma Iguatu. Já Itapipoca, Maranguape e Quixadá têm time na elite, mas não têm estádio, pois todos em reforma. Coisas do futebol cearense.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros