Cedro, cidade a 400km de Fortaleza. Ali, aos 15 anos de idade, uma menina cearense sonhava em jogar futebol pela Seleção Brasileira. A adolescente via como empecilho não apenas a distância entre Cedro e a Granja Comary, no Rio, mas também como chegar ao futebol feminino. Com coragem, arrumou a mala, deixou a família, amigos e veio para Fortaleza. Encontrou abrigo no time "Menina Olímpica", onde revelou todo o seu talento. Certo dia, procurou o repórter Victor Hannover. Contou o seu sonho. O Victor fez uma matéria e publicou no seu blog. De repente, um chamado do XV de Piracicaba de São Paulo. Lá, teve seu talento reconhecido. Fátima Dutra, agora com 17 anos, acaba de ser convocada para a Seleção Brasileira.
Em dois anos
As voltas da vida. Há dois anos, a menina Fátima, com apenas 15 anos, em Cedro, sonhava. Hoje, dois anos depois, com 17 anos de idade, está na Seleção Brasileira. "Às vezes penso que ainda estou sonhando", diz. Só mesmo muita determinação para sair do interior do Ceará e ir encarar as "feras" paulistas.
Momento
Em janeiro, Fátima Dutra não sabia o que fazer com relação ao seu futuro no futebol feminino, carente de apoio e patrocínio. Meses depois, titular do XV de Piracicaba, disputando o duro Campeonato Paulista e na Seleção Brasileira. Está provado: para quem tem coragem e talento, não há limites.
Recordando
Na Verdinha-810 o apresentador Cauby Chaves comemorou os dez anos do programa Bola ao Centro. Reuniu os mais antigos narradores esportivos do rádio cearense. A partir da esquerda: Tom Barros, Júlio Sales, Vilar Marques e Cauby. Boas lembranças. Parabéns, Cauby. Lamentei a ausência do Gomes Farias.
Nível
Reflito sobre as opiniões dos colegas no tocante ao desempenho de Ceará e Fortaleza nas respectivas séries. Alguns são críticas mais contundentes. Outros, assumem postura mais moderada. Opto pela ponderação. Entendo que Ceará e Fortaleza oscilam demais, mas estão no nível das respectivas séries.
Algo mais
A cobrança do "algo mais" faz sentido. Se Fortaleza e Ceará alcançarem qualificação um pouco superior, subirão. E não será preciso um "algo mais" extraordinário, absurdo. Se estacionarem no atual nível, correrão o risco de mais uma vez ficarem pelo caminho. Um pouquinho mais de esforço, gente, resolve.
Atuações
Apesar da irregularidade de produção do time, o ala Cametá tem tido esforço elogiável no sentido de manter a eficiência nas subidas ao ataque pela direita. Mas ele pode explorar mais as subidas também na diagonal. Abrirá mais chances de finalização. Já demonstrou que pode fazer isso muito bem.
Notas & notas. Dia 13 de julho, às 19hs, no Náutico Atlético Cearense, lançamento do livro "A Saga Lírica de Giselda Medeiros, organização de Gizela Nunes da Costa. A obra será apresentada pelo escritor Dimas Macedo, da Academia Cearense de Letras. /// De Itaécio Correia recebi exemplares do jornal Craque, de Manaus, e da Folha de São Paulo. Matérias variadas e enriquecedoras sobre o futebol amazonense e sobre o músico João Gilberto. São os eleitores e suas valiosas colaborações.