Tom Barros: Ceará confiante

Após cinco vitórias seguidas, outro não poderia ser o pensamento alvinegro senão a sexta vitória consecutiva, algo raro no futebol brasileiro. Raro, mas possível. Não há dúvida: o Ceará encontrará muitas dificuldades no Barradão. A derrota do Vitória (4 x 0) diante do América/MG alimentou a necessidade de reação dos baianos, sob pena de verem a perigo até mesmo a posição que ocupam no G-4. Santa Cruz e Sampaio Corrêa estão apertando. Por mais paradoxal que pareça, o padrão de Ceará e Vitória é equivalente, apesar da separação de posições e de pontos bem favorável ao time baiano. A confiança alvinegra reside no fato de o setor de inteligência ter retomado o controle da situação. João Marcos, Baraka, Wescley e Ricardinho estão muito bem. Daí a crença num novo triunfo.

Concorrente

O Macaé, principal perseguidor do Ceará, tem hoje teoricamente um adversário mais fácil que o Vozão: o Atlético de Goiás. Entretanto esse time goiano, a três rodadas do fim, não pode brincar em serviço. Tem apenas quatro pontos de vantagem sobre o Macaé. Qualquer vacilo pode levar o Atlético a passar apertos nas duas rodadas finais.

Interdependência

Os temores são diferentes e variam de equipe para equipe. Do Paraná (13º, 43 pontos) ao Macaé (17º, 39 pontos), tudo ainda está complicado. Há uma espécie de interdependência muito clara: o time joga aqui, mas de olho no que o outro está fazendo. Quando o Macaé entrar em campo, às 20h, já saberá o resultado do jogo do Ceará e o que terá de fazer.

Recordando

2005. Faz 10 anos. Goleiro do Fortaleza, Alexandre Negri. Ele nasceu em Jundiaí/SP (27.03.1981). Os times em que mais brilhou foram Ponte Preta e o Fortaleza. Pela Seleção Brasileira esteve na Copa Ouro da CONCACAF em 2003 (vice-campeão). Atuou no AC Ajaccien (França), Universitatea Craiova (Romênia), Aris FC (Grécia), APOP Kinyras Peyias (Chipre), AEK Larnaca (Chipre). Hoje mora em Campinas/SP.

Vaga

Começam hoje as quartas de final da Taça Fares Lopes. Como Fortaleza e Ceará já estão garantidos na Copa do Brasil, a terceira vaga nessa competição nacional será disputada por Iguatu, Tiradentes, Ferroviário, Alto Santo, Guarany/S e Guarani/J. Na fase classificatória, Tiradentes (15 pontos) e Iguatu (14) foram os melhores.

Mata-mata

Se prevalecesse a lógica dos pontos corridos, Tiradentes e Iguatu estariam numa boa. Mas o modelo mata-mata é imprevisível. Nem sempre os melhores da fase classificatória se estabelecem. Vejam o que houve na Série C. A novidade aqui será a volta da prorrogação, quando houver empate de pontos entre as equipes, após os dois jogos.

Medalha

Hoje, no Debate Bola (TV Diário), às 19h, terei a felicidade de receber das mãos do vereador Evaldo Lima a medalha Ayrton Senna, outorgada pela Câmara Municipal de Fortaleza. Agradeço sensibilizado. Evaldo, em 2011, quando secretário de Esportes, assinalou com dedicação e competência o novo tempo do atual PV, moderno, bonito, funcional.

Grama sintética. Hoje, no Debate Bola (19hs), TV Dário, presença do titular da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Fortaleza (Secel), Márcio Lopes, que defende a colocação de grama sintética no PV. Aproveitarei a presença do vereador Evaldo Lima, mentor da última reforma do PV, para ouvir a opinião dele. O médico José Roberto Barros, autor do livro "Medicina do Esporte para Iniciantes e Atletas", analisará o tema. Haverá matéria especial coordenada por Victor Hannover.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros