Tom Barros: Cabecinha oca

Longe de mim transferir para um só atleta a culpa da derrota do Ceará para o São Paulo, com a consequente eliminação na Copa do Brasil. Mas o zagueiro Wellington Carvalho precisa levar um carão pela bobagem que fez. Não havia necessidade de aplicar aquele carrinho absurdo, injustificável, quando a bola estava tão longe da área, sem qualquer perigo de gol. Wellington Carvalho havia feito bom trabalho na vitória alvinegra no Morumbi. E vinha jogando bem no Castelão até quando estragou tudo. Naquele momento, cabecinha oca. Jogador profissional não pode cometer erros graves assim. Logo depois, como consequência, o pênalti cometido por Sanchez. Portanto, caro Wellington, cuidado. O Ceará terá ainda muitos jogos decisivos pela Série B...

Carão

Outro carão, mas este mais leve, em Fabinho. Em jogo decisivo é proibido perder chance como a que você perdeu na cara de Ceni. Mote para reflexão. Para Wellington Carvalho, jamais repetir tamanha bobagem; para Fabinho, mais capricho na hora da finalização. Ainda bem na cobrança de falta Fabinho tem batido com competência.

Último desafio

Agora toda concentração do Ceará está voltada para a Série B. Em três competições, o Ceará só conseguiu êxito na Copa do Nordeste. Depois, perdeu o penta para o Fortaleza, foi eliminado da Copa do Brasil e é vice-lanterna da Série B. Será um ano de muita frustração e tristeza para o Ceará, caso não se livre o rebaixamento.

Recordando

Image-1-Artigo-1918194-1Década de 1980. Mais uma foto da coleção do ex-goleiro Sérgio Monte. A partir da esquerda (em pé): ? , Sapatão, Sérgio Monte, ? , Ronner e Chinesinho. Na mesma ordem (agachados): Mazolinha, Odilon, Marciano, Agnaldo e Monteiro. Detalhes: Mazolinha trabalha como auxiliar de carpinteiro em Santa Bárbara D'Oeste/SP. Não sei qual sua situação no momento. O volante Chinesinho morreu em 2009.

Foi lá

A insatisfação da torcida do Fortaleza começou na quinta rodada, quando o Leão ganhou do Salgueiro em Pernambuco. Por mais incrível que pareça, o Leão venceu (0 x 1), mas sua produção na fase final tão foi pífia que não sei como segurou a vitória. Nada melhor, pois, de fazer desse mesmo Salgueiro motivo para voltar a jogar bem.

Indefinido

No momento, o adversário do Fortaleza no mata-mata seria o Londrina (3º, 24 pontos). Mas muita coisa ainda poderá mudar. O possível adversário tricolor sairá do rol que hoje tem Tupi/MG, Londrina, Portuguesa/SP, Juventude/RS e Guarani/SR. Há total indefinição do Grupo B, que está muito embolado.

Chances

Ainda é possível o Icasa escapar da degola. Sua diferença para o Cuiabá (1º fora da zona) é de quatro pontos. Faltam cinco rodadas. Há 15 pontos em disputa. Maurilio Silva, se conseguir alguns ajustes, poderá levar o Icasa à reação. Enfrentará o Confiança (f), Botafogo/PB, Águia (f), Asa e Cuiabá (F). O Cuiabá, em crise, dispensou onze jogadores.

Respeito. No Campeonato Carioca, o Vasco da Gama eliminou o Flamengo e, no jogo seguinte, ao ganhar do Botafogo, sagrou-se campeão 2015. No Campeonato Brasileiro Série A, nova vitória do Vasco sobre o Flamengo. Na Copa do Brasil, outra vitória do Vasco sobre o Flamengo. E, com o empate no jogo seguinte, o Vasco eliminou o time rubro-negro. O Vasco é lanterna na Série B. Está mal. Mas este ano diante do Flamengo o Vasco voltou a se impor. E recompôs o respeito que havia perdido há algum tempo.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros