Tom Barros: Às vésperas da ascensão

Costumo dizer que, quando o torcedor sabe de cor a formação do time, basicamente a equipe já alcançou a automação. E todos os alvinegros sabem de cor a escalação e as alternativas usadas por Marcelo Chamusca. Daí a sintonia fina. Foi assim que o Vozão, com amplas possibilidades de subir para a Série A, conseguiu chegar à 36ª rodada. Às vésperas da definição da vaga, observa-se a ansiedade da espera. Alguns tentam esconder essa ansiedade, mas o semblante mostra o que os lábios escondem. É o momento em que o olhar fala, o sorriso fala, os gestos falam, ainda que a ordem seja calar. Às vésperas da ascensão, quanto mais silêncio melhor. Silêncio disfarçado, segurando o que há no coração.

Comparação

A situação do Ceará assemelha-se à de um piloto de Fórmula-1 nas últimas voltas de um GP que define o título. As últimas voltas são as mais angustiantes. O piloto redobra seus cuidados. A pista parece crescer e cada curva é uma eternidade. A bandeirada da vitória parece não chegar nunca. Mas chega.

Valorização

Se o Ceará confirmar a subida para a Série A, Marcelo Chamusca estará altamente valorizado no mercado de treinadores emergentes: em 2016, subiu o Guarani de Campinas para a Série B nacional, em 2017 foi campeão paraense pelo Paysandu e neste mesmo 2017 poderá levar o Ceará à elite do futebol brasileiro.

Recordando

Recordando

1985. Estádio Castelão. Jogo Ceará 1 x 1 Flamengo pelo Campeonato Brasileiro Série A. Da esquerda para a direita: o churrasqueiro Ivan Batatinha, da Vila São José em Jacarecanga, corre ao lado de Mozer, notável zagueiro do Mengão e da Seleção Brasileira. Não sei o nome do mascote. Ivan, com muito carinho, guarda esta foto.

Etapas

No Fortaleza Rogério Ceni começou a segunda parte do roteiro. A primeira foi a festa de apresentação, que teve começo e fim num único dia. Já a segunda é longa. Tem a data de início. Não tem a data do fim. Dura de acordo com os resultados em campo. Exige trabalho, dedicação, compromisso. Tudo isso Rogério Ceni tem.

Contratações

A previsão é de que o Fortaleza terá de contratar entre 15 e 17 jogadores. Essa parte é muito delicada porque tem que adequar a disponibilidade do mercado com a disponibilidade financeira do clube. Além disso, a corrida contra o tempo: já no dia 10 de março o Fortaleza estreia no campeonato cearense.

Reservado

O presidente do Ceará, Robinson de Castro, que em instantes foi tão incompreendido, poderá responder aos críticos com a ascensão do Ceará à Série A. Robinson, que passou a adotar uma postura mais reservada, agora torce para fechar o ano de forma muito feliz: campeão cearense e de volta à Série A.

Notas & notas. O Ferroviário vai montando seu time para 2018. Confirmados o lateral-direito Everaldo, o lateral-esquerdo Sávio, o zagueiro Erandir (fez belo trabalho na temporada deste ano), o volante Liniker e o goleiro Léo. Além disso, muito importante também a parceria coral com a Liga de Fisiologia e Medicina Esportiva da Unifor - LIFIME que possibilitará o estágio dos alunos desses dois cursos e a realização das avaliações físicas dos atletas.