Tom Barros: Ao alcance das mãos

Legenda: Recordando: 2005. Assim se passaram 10 anos. Jogador do Fortaleza, Aluspah Brewah. Ele nasceu em Freerown, Serra Leoa, no dia 24 de agosto de 1983. Está com 32 anos. Atuou duas vezes pelo Leão. Estreou no amistoso contra Crateús, onde marcou um gol de pênalti na vitória por 2x1 no PV. Seu segundo e último jogo pelo Fortaleza foi pela Série A nacional contra o Corinthians no Pacaembu. Na ocasião o Fortaleza foi derrotado por 3x0.

Há bem pouco tempo, era difícil acreditar que o Ceará sairia da zona de rebaixamento. Saiu. Pode até voltar, caso hoje o Macaé empate ou ganhe do Vitória, mas já sentiu o gosto de sair da zona. Há bem pouco tempo, Siloé amargurava a crítica de um jejum de gols que incomodava. O jejum acabou e Siloé foi destaque com dois gols. Há bem pouco tempo, Charles batia cabeça com Sandro. Ontem, de cabeça, Charles fez belo gol. O fantasma da queda pairava sobre Porangabuçu; hoje paira sobre Porangabuçu a esperança. Lisca, que de doido não tem nada, leva o Vozão à quarta vitória consecutiva. Lisca inteligente, motivador, fez entrar Júlio César, Mazola e Fabinho. Assim sepultou maldosas insinuações de intriga. Ceará 3 a 0. Está ao alcance das mãos a chance de permanência na Série B.

Interdependência

Agora o Ceará fixa atenção no jogo de logo mais, Macaé x Vitória, no Rio de Janeiro. O Vitória vem de dois empates e uma derrota (três jogos sem vencer). O Macaé foi goleado pelo Paraná na rodada passada. Toda torcida alvinegra por triunfo do Vitória. A situação do Ceará é assim: um olho aqui e o outro no Moacyrzão.

Valorização

Fiquem atentos: Magno Alves vem passar o mês de dezembro em Fortaleza. Após a Série A, ele fará uma viagem ao Catar onde resolverá problemas particulares. Depois, aí já com a família, virá para as festas de fim de ano, pois, como todos sabem, mantém toda a estrutura que aqui deixou antes de ir para o Flu. Para um bom entendedor...

Repensar

Técnicos cearenses que fazem sucesso no Nordeste e no Norte: Flávio Araújo, Oliveira Lopes (Canindé) e Marcelo Vilar. O Fortaleza vai para seu sétimo ano na Série C. Por aqui passaram Zé Teodoro, Vica, Luis Carlos Martins, Ademir Fonseca, Marcelo Chamusca (duas vezes). Nenhum conseguiu subir o Fortaleza. Hora, portanto, de repensar.

Cearense

Seria o momento de Flávio Araújo assumir? Ou Oliveira Canindé? Ou Marcelo Vilar? Interessante, desde que dada ao técnico local a mesma condição oferecida aos técnicos de fora. Se assim não for, não adianta. Só haverá resposta positiva se derem aos cearenses o mesmo apoio oferecido a Chamusca (duas vezes), Vica, Zé Teodoro...

Ajustes

O Ferroviário está classificado para a segunda fase da Taça Fares Lopes. O técnico coral, Vladimir de Jesus, que teve boas passagens pelo Guarany de Sobral e pelo Icasa, ainda busca melhor padrão de jogo para o time da Barra. Apesar de contar com elenco muito experiente, o Ferrão andou vacilando: perdeu os dois confrontos para o Tiradentes (1 a 0 e 3 x 1).

2ª edição

O livro "Sílvio Carlos - histórias do papa", 2ª edição, está à venda desde o dia 1º deste mês. O industrial Raimundo Delfino antecipou-se a todos e comprou dez exemplares para distribuir entre amigos. O livro traz uma homenagem de saudade aos ex-craques Gláucio de Castro e Beto Santana que prematuramente nos deixaram. O livro, escrito pelo jornalista Renato Abreu, pode ser adquirido no Sirigado Country ou com o próprio Sílvio Carlos (celular 9-9134.1473).

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros