Os meios de comunicação estão, em momento oportuno, fazendo comparação entre os números da campanha do Ceará, quando subiu para a Série A em 2009, e os números atuais. São semelhantes. Essa conexão pode ser apenas reflexão de pesquisadores, mas não deixa de trazer mais fluidos estimulantes às mentes já otimistas. Houve também levantamento a respeito dos recentes confrontos entre Inter e Ceará. E lá está a vantagem alvinegra. Isso também transmite mais confiança ao Vozão. Embora a estatística seja positiva, a realidade exige avaliação atual, fria e calculista: o jogo de hoje no Beira-Rio será um dos mais difíceis nesta reta final. Apesar disso não descarto nova surpresa alvinegra em Porto Alegre.
Goleadores
Os gols do Internacional estão bem distribuídos: William Pottker (8), Niko López (7), Leandro Damião (6), D'Alessandro (5). O Internacional tem o segundo melhor ataque da Série B com 47 gols. Numa situação assim, em que há vários goleadores, a marcação se torna muito mais difícil. Alerta ao Vozão.
No Ceará
Helton é o artilheiro maior (7 gols). Depois vem Arthur (4 gols), Lima (4 gols), Rafael Carioca (3), Leandro (3), Pedro Ken (3), Ricardinho (2), Pio (2), Valdo (2)... No total o Ceará assinalou 39 gols. Apesar de ter marcado oito gols a menos que o Inter, o Ceará tem também artilharia bem distribuída.
Recordando
27 de outubro de 2007. Assim se passaram dez anos... Jogo Ituano x Fortaleza pela Série B do Campeonato Brasileiro. A partir da esquerda: Márcio Pinho, do Ituano, disputa a bola com Cristian, do Fortaleza. O jogo foi no Estádio Noveli Júnior em Itu. O Fortaleza perdeu por 1 a 0. No jogo de ida, em Fortaleza, o Leão ganhara (2 x 0).
Ideal
Quando o time alcança o ponto ideal de produção na reta final da competição, tem tudo para concretizar a ascensão. O Ceará, a meu juízo, está neste patamar. O time tem oscilado pouco, mesmo quando submetido a uma carga de três jogos e longa viagem, tudo em apenas seis dias como recentemente aconteceu.
Transição
O Fortaleza entra na fase de transição, que requer muito cuidado. Mudança de treinador, a nova posição do presidente Eduardo Girão, a reformulação do elenco para o Centenário. Isso vai exigir o esforço conjunto de muitos e não trabalho isolado de poucos. E há que ser um trabalho urgente porque 2018 está aí.
Marcas
O presidente Luís Eduardo Girão, por motivos familiares, deve ficar mais distante das atividades no Pici, mas sua vitoriosa cultura de paz ficará como marca indelével. Girão provou ser possível alcançar elevados objetivos pelos caminhos do respeito, da decência e da lealdade. Foi assim que subiu para a "B".
Notas & notas. No encontro mensal do conselho deliberativo do Ceará, os homenageados de ontem no almoço especial foram o médico José Roberto Barros, o médico Júlio Parente e o atacante Mota. Louvável esse tipo de encontro, máxime pelo reconhecimento aos que, pela dedicação e zelo profissional, marcaram a vida alvinegra. /// Time de Iguatu teve boa participação na Taça Fares Lopes. Já demonstra que tem tudo também para brilhar na Série A cearense 2018, sob o comando de Roberto Carlos.