Tom Barros: Alguns avanços

Mais que a classificação do Ceará para a próxima fase da Copa do Brasil, animou ver o time apresentar alguns avanços nos dois tempos da vitória sobre o Joinville. Fiz crítica contundente contra o que chamei de evaporação alvinegra na partida com o Paysandu, onde o time todo sumiu após abrir vantagem de 2 a 0. Um sumiço preocupante porque revelara falta de compromisso, desinteresse ou cansaço, ou, em último caso, essas três coisas ao mesmo tempo. Já na partida passada o Ceará produziu mais no segundo tempo. Foi bom trazer Bill e Alex Amado, embora apenas nas substituições. São jogadores que não podem nem devem adormecer no banco de reservas. Ainda que apenas substituindo, esses dois podem mudar para melhor a produção. Questão de ajustes.

Imperfeições

O Ceará ainda está distante do Ceará que se quer: um time que já entre dominador, superior. Esse é o time que certamente Sérgio Soares vai querer daqui a mais alguns jogos, como, aliás, pediu prazo à torcida. Dou um crédito de confiança ao treinador. As imperfeições existem, mas qual o time perfeito neste início de temporada?

Adversário

Agora no "Rei Pelé" o Ceará enfrentará o CRB, que está sob o comando técnico Mazola Junior. O CRB obteve excelente resultado na estreia: fora de casa ganhou (0 x 1) do Londrina no Estádio do Café. Do CRB conheço apenas o atacante Neto Baiano. Na estreia, o CRB jogou melhor só no segundo tempo, etapa em que edificou a vitória

Reclamação

Ouvi alguns cronistas ridicularizando a declaração de Cametá, que criticou o gramado do Castelão. Mas é bom que fique bem claro: a reclamação de Cametá foi pelo fato de molharem a grama antes do jogo, tornando-a escorregadia, motivo das dificuldades do atleta. Aliás, até hoje não sei mesmo o motivo de aguarem a grama antes de cada jogo.

Após o jogo

Lembro que há alguns anos eu acompanhei o serviços de aguação da grama no PV, trabalho realizado só após os jogos. Assim que o jogo terminava, funcionários do estádio entravam com mangueiras e conexões e procediam a aguação. De certa época para cá, começaram a molhar o gramado antes dos jogos. Não entendo isso.

Retorno

Que bom ter visto de volta ao ataque do Ceará Alex Amado. Ele oferece mais opções ao técnico Sérgio Soares, principalmente no aspecto que mais Sérgio gosta, ou seja, jogar para frente, bem ofensivo mesmo. Alex é assim. Tem velocidade, dribla bem e gera permanente preocupação às defesas adversárias. Oportuno retorno, pois.

Gamão. O I Torneio Sul-Americano de Gamão acontecerá em Fortaleza, de 25 a 29 de maio, promovido pela Associação Cearense de Gamão e Clube de Gamão Jorge Vieira. Modalidades individual, duplas e equipe. A grande inovação será o Torneio Jangada. Participam mais de 100 jogadores de vários países e de vinte estados brasileiros. Presença do campeão mundial e penta brasileiro, de dois bicampeões brasileiros (um deles é cearense) e do campeão argentino. Contato: 9-8851.0168 (Alberto Vieira).

Acompanhe os comentários em http://bit.ly/tombarros-tvdn