O Campeonato Cearense começa a tomar pressão quando Fortaleza e Ceará ingressam na disputa. Hoje, na querida e bonita cidade de Sobral, o Fortaleza começa sua caminhada. Enfrenta o Itapipoca, que continua sem poder atuar em seus domínios, o Perilão. Vi o Itapipoca na estreia, quando perdeu para o Uniclinic por 1 a 0 no mesmo Junco. O time treinado por Jorge Pinheiro não jogou bem no primeiro tempo, mas apresentou significativa reação na fase final. Na minha avaliação, merecia até o empate. No cômputo geral, o Fortaleza tem elenco muito superior ao do Ita. O tricolor é favorito. Analisei o time de Flávio Araújo nos três jogos que realizou. É no momento o mais ajustado entre os competidores. Tirou bom proveito por ter reiniciado os trabalhos mais cedo.
Amanhã
No PV o Ceará enfrentará o Tiradentes. Também a diferença de elenco é muito grande a favor do Ceará. Verdade que o time de Lisca teve pouco tempo para treinar, pois foi o último que retornou das férias. Entretanto, a permanência de boa parte do elenco do ano passado favorece o conjunto e facilita o trabalho do treinador.
Curiosidade
A expectativa gira em torno dos novos contratados, tanto pelo Fortaleza, quanto pelo Ceará. Sim porque os remanescentes a torcida conhece e sabe o potencial de cada um, inclusive as oscilações. Quanto aos novos, as perguntas de sempre: corresponderão? Estarão acima da média? Enfim, a natural curiosidade de sempre.
O Leão
No elenco tricolor, gente da melhor qualidade: Daniel Sobralense, Pio, Juliano, Corrêa, Núbio Flávio, Elias, Moacir, Eduardo, Ricardo Berna, Jean Mota, Max Oliveira... Alguns já em grande forma, como Elias, outros se recuperando de contusão, outros em busca de melhor ritmo. Entretanto, todos movidos pelo mesmo ideal.
Recado
O jogo do Ceará diante do Flamengo/RS serviu como cartão de visita 2016. Um elenco forte, que permitiu ao técnico Lisca usar duas formações, uma em cada tempo. E ainda houve a confirmação da volta de Rafael Costa. Portanto, recado direto ao Tiradentes, adversário do Ceará amanhã no PV. O Vozão é favorito absoluto.
Redescoberta
No campeonato que hoje começa para o Fortaleza há a esperança de Dudu Cearense solidificar sua posição. Desde que chegou ao Leão, Dudu ainda não mostrou tudo o que pode mostrar. Mas agora, com o técnico Flávio Araújo, ele me parece mais à vontade. Potencial Dudu tem. Às vezes, a redescoberta acontece num diálogo, num apoio. É o que Flávio está fazendo.
Notas & notas
Votos de boas-vindas ao Ten.-Cel.-Av Frederico Casarino, que assumiu o comando da Base Aérea de Fortaleza. A interação entre essa unidade da FAB e a cidade de Fortaleza é histórica. E certamente terá continuidade com o novo comando. /// Agradeço ao engº civil José Piragibe Figueiredo Mendes a gravação em DVD de Brasil 5 x 2 Suécia, final da Copa de 1958 na qual o Brasil sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Título da maior importância porque quebrou o complexo vira-lata.
Acompanhe os comentários em http://svmar.es/tom-barros