Tom Barros: a um passo da decisão

O Ferroviário terá amanhã a grande oportunidade de, pela primeira vez na sua história, chegar a uma decisão de Campeonato Brasileiro. Ainda que perca pela diferença de um gol, o Ferrão estará na decisão da Série D nacional. Aí enfrentará o vencedor de Treze x Imperatriz. O Ferroviário poderá ser o segundo time cearense a alcançar tal feito. O primeiro foi o Guarany de Sobral que em 2010, sob a presidência do Luís Torquato, sagrou-se campeão brasileiro. Apesar de o Ferroviário ter perdido o importante concurso de Juninho Quixadá, o grupo tem condições de superar essa lacuna. Guardadas as devidas proporções, na medida do possível Valdeci poderá suprir a ausência de Juninho.

O título

Há quem diga que o Ferroviário já cumpriu sua missão porque assegurou a passagem para a Série C nacional 2019. Tudo bem. Mas não custa nada lutar por um título que terá a pompa de representar uma estrela especial na gloriosa camisa do Tubarão. Além disso, vale no currículo dos atletas e do treinador.

Experiência

Para chegar ao título da Série D nacional, o Ferroviário conta com a experiência de seu treinador, Marcelo Vilar. É que Marcelo, no caso, já foi campeão brasileiro da "D" quando em 2013 comandou o Botafogo da Paraíba. Portanto, Marcelo sabe o caminho das pedras. É um trunfo importante.

Hoje, "Fumaça Já"

O Cmte da Base Aérea, de Fortaleza, Cel Av Alex Pereira de Sousa, convida o público para o show da Esquadrilha da Fumaça, hoje, sábado, às 16 hs, no Aterro da Praia de Iracema. A Esquadrilha é comandada pelo Ten Cel Av Marcelo Oliveira. A "Fumaça" é recordista mundial com o maior número de aviões no voo de dorso. Imperdível.

Realidade

Depois da vitória sobre o Sport, houve no Ceará um alívio de tensões. Mas há que se compreender a dureza dos desafios. No histórico, o Ceará há conseguido bons resultados no Beira-Rio, mas sempre com muito sacrifício. A dura realidade continua. Até um empate será aceitável. Se perder, temo pela volta do complexo.

Outro lado

Em 2016 o Internacional, que estava mergulhado numa das maiores crises de sua história, contratou o técnico Lisca, na tentativa de evitar o rebaixamento. Agora foi o Ceará que trouxe o Lisca justamente com o mesmo objetivo. Lisca já salvou o Vozão em 2015. No momento o desafio parece bem maior.

Monumento

Amanhã, domingo, Umirim em festa. O prefeito Felipe Uchoa inaugura a Praça Cap Av Anderson Amaro, saudoso aviador nascido em Umirim e que morreu quando integrava a Esquadrilha da Fumaça. Um Tucano, que Anderson (foto) pilotou, está no monumento. Às 16 hs, show da "Fumaça". Justa homenagem.

Notas & notas

Amanhã será o aniversário do querido jornalista Sílvio Carlos, o papa do amadorismo. Sílvio é muito estimado nos diversos segmentos em que atua. No Fortaleza Esporte Clube, foi presidente campeão. No futsal, junto com a TV Diário, ele promoveu o resgate desse esporte. Sílvio Carlos será alvo de manifestações de apreço. Parabéns, papa. /// As contratações de Edinho e Juninho Quixadá pelo Ceará são para ontem. Como vinham atuando em suas equipes, nada de pretextos, pois.