No começou do ano, dez times pretendentes: Ceará, Fortaleza, Horizonte, Guarani/J, Maranguape, Ferroviário, Tiradentes, Uniclinic, Guarany/S e Itapipoca. Um já está na decisão: o Ferroviário. Hoje, Ceará e Guarani/J lutarão pela última vaga. Duas surpresas aconteceram: uma foi a eliminação do Fortaleza, antes apontado como favorito para a grande final; a outra surpresa foi a classificação do Ferroviário para a final, inclusive se garantindo primeiro do que todos os demais. E observem que, na fase classificatória, o Ferrão foi apenas o sexto colocado, com 13 pontos. Favorito à última vaga é o Ceará. Azarão é o Guarani. Se o Ceará for eliminado, terá acontecido a maior zebra dos últimos tempos. A situação do Ceará é tão tranquila que nem precisa ganhar o jogo: só empatar.
Melhor campanha
O Ceará, desde o início favorito, vem mantendo essa condição. Na fase classificatória, terminou em primeiro lugar, líder com 20 pontos. Na fase eliminatória, o Ceará com duas vitórias despachou sem dificuldade o Uniclinic. Agora, com o Guarani, empatou (0 x 0) em Juazeiro e ganhou no Castelão (2 x 0). Mão na vaga. Segue favorito.
Parabéns
Independente do resultado de hoje, o Guarani merece elogios. Mesmo com todas as restrições financeiras, faz campanha exemplar. Foi o quarto colocado na fase classificatória (15 pontos). Despachou o Maranguape com goleada (5 x 1). E agora tenta em última instância surpreender o Ceará. Belo trabalho.
Recordando
Década de 1970. Observem o Estádio Presidente Vargas com bom público para um jogo do Tiradentes. Na época, o Campeonato Cearense tinha mais presença de público que hoje. A partir da esquerda, os zagueiros Luís Paes e Gonzaga. Detalhes: Luís Paes teve também boa passagem pelo Ferroviário. Gonzaga, meu colega de juventude na Gentilândia, era bom jogador. Atuou também pelo Calouros do Ar. (Álbum de Elcias Ferreira).
Série B
É preciso pressa na mudança de rumo e revisão de conceitos no Fortaleza. A Série C começa já. E só existe no momento uma maneira de os tricolores superarem as atuais turbulências: é fechar o ano com vaga na Série B. Aí a perda do tricampeonato será mandada para a lixeira. Se conseguir a ascensão, redimida estará a atual diretoria do clube.
Reforços
As pretensões de subida do Fortaleza para a Série B exigem profunda análise no tocante à qualidade do elenco. Se teoricamente o time anterior, que era melhor do que o atual, não logrou êxito na Série C 2016, imaginem o time de agora nessa competição nacional. Revisar a política de contratações é obrigação no Pici.
Mente arejada
Renan Vieira foi responsável pela conquista do maior título estadual do Leão: o tetracampeonato em 2010. Depois foi injustiçado e deixou a presidência do clube. Sem mágoas, seguiu mais tricolor do que nunca e sempre ajudando quando chamado. Renan tem mente arejada. Está acima de boatos e contradições. Ei-lo engajado na recuperação tricolor. Isso é amor ao clube.
Notas & notas. Jornalista Liana Ribeiro, que trabalha no departamento de telejornalismo da TV Diário, conhece muito futebol. Ela torce pelo Ferroviário. Na opinião dela, o êxito coral se deve muito à segurança da defesa. Segundo Liana, é a melhor defesa do atual certame. /// Confirmada a participação do Ferroviário na final, lá estarão torcedores corais que há algum tempo não vão aos estádios: Assunção de Maria Gouveia Dantas, João Castelo Branco Gouveia, Aboim, Aderson Maia, Rui do Ceará, Zé Rego Filho...