A idade tem sido alvo de muitos questionamentos no futebol e em todo o mercado. As empresas, na grande maioria, passaram a adotar avassalador processo de renovação. Não raro senhores mais experientes são deixados de lado, pouco importando a experiência de tantos anos de estrada. Mas é preciso cuidado nessa hora. O tiro pode sair pela culatra. No Ceará, Magno Alves vem sendo alvo de opiniões desfavoráveis em razão de sua idade: 41 anos. Ora, a situação não é para ser criticada, mas administrada. Inteligente o treinador que souber detectar como melhor usar o talento do Magnata. Em 2005, no Vasco, Romário, aos 39 anos de idade, tornou-se o mais velho artilheiro do Brasileirão. Quem quiser entender, entenda.
Exemplo
Zé Roberto, do Palmeiras, está com 42 anos. No ano passado, ele atuou pelo Verdão em 45 partidas. O Palmeiras disputou 65 jogos em toda a temporada. Zé Roberto esteve presente, disputando aproximadamente 70% dos jogos da equipe, mas numa posição onde não há exigência de assinalar gols.
Pressão
Magno Alves atua numa posição onde a pressão aumenta se não houver a permanente marcação de gols. Até nos jovens, jejum de artilharia é crucial. Mas é preciso se levar em conta também a qualidade do passe, o serviço, a colocação de companheiros em condições de marcar. Esses predicados o Magno tem.
Recordando
Década de 1960. Em dia de premiação do Fortaleza, o atleta Otony Diniz Filho (Otonynho) recebe um troféu das mãos do saudoso dirigente tricolor Renato Brito Bastos (não sei relativo a que conquista). O querido Otony morreu recentemente. No lado esquerdo, o repórter Luciano Lima (Álbum de Elcias Ferreira).
Sensibilidade
Agora é com Marcelo Chamusca. Então, de sua responsabilidade estabelecer bem qual o momento em que Magno Alves deve ir à luta e o momento em que deverá ser poupado. Um diálogo com o próprio Magno será fundamental. O atleta é que sabe quando o desgaste poderá comprometer seu trabalho.
Voltas da vida
Bruno Melo começou o ano sob críticas. A rigor, não estava bem. Mas, a exemplo de Pablo, também foi crescendo de produção, máxime nos jogos mais recentes. Resultado: está sendo lamentada a sua ausência no próximo jogo diante do CSA, segunda-feira, em Maceió. Quem diria? Voltas da vida.
O melhor
O correr de uma temporada é interessante porque prega surpresas mil. Pablo começou o ano de forma discreta no time do Fortaleza. Aí, gradualmente foi crescendo de produção. Hoje, de acordo com minhas observações, é o melhor jogador do Fortaleza. Pode até tentar mais finalizações de fora da área. Ele é bom.
Dados & dados. Acontece hoje, às 19 horas, no Sirigado da Barão de Studart, a reunião da comissão que cuida do encontro dos ex-alunos do Colégio São João, previsto para o mês de julho. Na comissão, o jornalista Sílvio Carlos, o ex-deputado Roberto Pessoa e o médico Ernani Rocha Machado. /// Meus cumprimentos aos três mais antigos narradores do futebol cearense: Gomes Farias, Júlio Sales e Vilar Marques. Eles são como vinho que, quanto mais envelhece, melhor fica.