Tom Barros: a força do elenco

A confiança crescente na possível subida do Ceará para a Série A nacional tem uma razão de ser: o Vozão não tem apenas um bom time, mas um bom elenco. Para campeonatos de longa duração como a Série B nacional, onde o desgaste se acentua no segundo semestre, ter jogadores de qualidade na reserva é fundamental. E o Ceará tem. Se Tiago Cametá tem problemas, Pio resolve. Se Romário, tem Rafael Carioca; Se Rafael Pereira, tem Tiago Alves ou Túlio; se Luís Otávio, tem Valdo; se Raul, tem Richardson; se Lima, tem Ricardinho ou Ken; se Elton, tem Artur. E tem Cafu, Lelê. E ainda Magno Alves, João Marcos, Jackson Caucaia... O técnico Marcelo Chamusca não precisa ficar catando peças. No elenco há boas opções para cada posição.

Tem mais

O Vozão tem ainda à disposição do treinador os goleiros Fernando Henrique e Diego. Volante Emerson Santos. Os meias Wallace Pernambucano, Felipe Menezes e Felipe Tontini. Os atacantes Alex Amado, Clemer, Leandro Carvalho, Roberto, Rafinha e Rafael Costa. Assim, Chamusca não tem do que reclamar.

Em Varginha

O jogo do Ceará diante do Boa Esporte em Varginha deve ser estudado com muita cautela. O Boa mudou muito nas mãos de Nedo Xavier. Nem parece aquele boa que empatou com o Ceará no PV. O Boa está em 10º lugar com 28 pontos. Portanto, com todas as condições de chegar ao G-4 neste returno. Previsão de jogo difícil.

Recordando

Image-1-Artigo-2283236-1
19 de março de 2006. Faz onze anos. Jogo Guarany/S x Ferroviário no Junco. Aí apareceu esse senhor todo de branco, conduzindo um jumento. Na mão direita duas galinhas mortas. Na mão esquerda, uns galhos de arruda. Não consegui ler a frase que está no chapéu dele. O senhor pedia proteção pra o Guarani permanecer na Série A cearense.

Questionamento

Ouvi comentários e especulações sobre possível mudança de treinador no Fortaleza. Entre alguns tricolores a insatisfação com o trabalho de Paulo Bonamigo acentuou-se após os dois recentes jogos onde o time jogou muito mal. Nesta parte é preciso muito cuidado para evitar precipitações.

Mudança

Quer queiram, quer não, mudança de treinador gera um trauma. Cria perigoso momento de transição. Às vezes, transição assim é benéfica. Mas há também o outro lado da moeda, ou seja, pode trazer complicação ainda maior. Faca de dois gumes porque às vésperas de uma classificação importante.

Experiente

Paulo Bonamigo tem bagagem nacional e internacional. Foi campeão aqui pelo Fortaleza. Conhece os percalços, máxime quando o time oscila. O jogo contra o Sampaio Corrêa em São Luís definirá muita coisa. E Bonamigo sabe disso. Um tropeço lá trará desdobramentos imprevisíveis.

Protesto

Alunos-atletas do Estado do Ceará estão indignados com a Secretaria de Esportes do Governo do Estado do Ceará. Motivo: foram informados de que poderão ficar fora dos Jogos Escolares da Juventude 2017 em Curitiba no Paraná. Os alunos consideram sem consistência a alegação da falta de prazo levantada pela SESPORTE-CE. Segundo os alunos há tempo hábil, sim, para a devida inscrição e participação. Na opinião dos alunos há desinteresse e negligência. Com a palavra a SESPORTE-CE.