Ensaio de decisão
Não gostei do clássico. Ficou a impressão de que todos estavam deixando para resolver tudo na próxima quarta. Equilíbrio na primeira fase. No começo, Magno mandou bola na trave. Ficou nisso. E o Leão só encontrou chance real aos 40 minutos com Edinho. No segundo tempo, Ceará melhor. Gerou mais conclusões, mas infrutíferas. Magno perdeu o pênalti que poderia ter feito a diferença. Depois disso, Leão voltou a equilibrar. De Danilo Rios a melhor finalização, que obrigou Luís Carlos a fazer bela defesa. Fortaleza sentiu a ausência de Marcelinho Paraíba. Ceará manteve vantagem. Que o próximo jogo seja melhor e que não mais pareça um ensaio de decisão.
Esvaziamento
Sou a favor da manutenção dos certames estaduais porque sem eles haverá um esvaziamento no intercâmbio com os municípios do interior. Desestimulará cidades que já estiveram na Série A estadual como Limoeiro do Norte, Itapajé, Uruburetama, Russas, Iguatu, dentre outras. Este é um caso que merece profunda reflexão.
Crateús na seleção
Tenho carinho muito grande por Crateús, terra onde meu pai, sr. Victor, nasceu. Eu nasci em Fortaleza, mas, quando criança, ia passar as férias em Crateús. Hoje, contemplando Crateús no pódio brasileiro de futsal, vejo o quanto esse esporte evoluiu no município. E agora reforço o que já é voz geral: Sol e Mar e Lambão na Seleção Brasileira.
Os cariocas
Os times cearenses que vão disputar as competições nacionais devem estar atentos. Queira Deus não tenham a infelicidade de pegar pelo caminho o árbitro Marcelo de Lima Henrique ou o auxiliar Rodrigo Castanheira, protagonistas dos dois maiores erros da arbitragem nacional este ano. Marcelo não viu o clamoroso impedimento no gol que deu o título carioca ao Flamengo e Rodrigo Castanheira é aquele que, bem ao lado da trave, não viu a bola dentro do gol do Flamengo num jogo anterior. Anotem esses nomes.
Imagens das Copas. Quarta, 17 de junho de 1970. Estádio Jalisco em Guadalajara, México. Jogo Brasil 3 x 1 Uruguai, semifinal da Copa do Mundo. Na foto, Clodoaldo comemora seu gol, o do empate (1 x 1), seguido de Pelé, sob o olhar desolado dos zagueiros uruguaios e do famoso goleiro Mazurkiewicz.
Centenário
Não é fácil escalar a seleção do Ceará Sporting Clube nestes 100 anos de existência, ou seja, o time de todos os tempos. Há, porém, nomes que certamente terão 100% dos votos. Gildo, por exemplo, deve ser um deles. Como treinador, creio que Dimas Filgueiras (foto) também terá 100% dos votos. Ele tem uma vida de conquistas e uma história dentro do clube.
Notas & notas
Ontem ao escrever Pará, onde realmente fica a cidade de Cametá, acabei escrevendo Paraná. Agradeço ao leitor Edmilson Graciano da Silveira (Icaraí - Caucaia/CE) o lembrete para a correção. /// Já está passando da hora de a FIFA adotar a alta tecnologia para esclarecer os lances polêmicos. Nada justifica a radical posição de não mudar para melhor.
"Sou a favor dos campeonatos estaduais, que eu quero cada vez mais fortalecidos. As parcerias com a televisão deram visibilidade e importância a esse tipo de disputa”.
Mauro Carmélio
Presidente da FCF (numa conversa comigo no início deste ano)