Tom Barros

Valente Guarany

O Ceará goleou (5 x 2), tem a vantagem na decisão com o Fortaleza, mas uma coisa deve ficar clara: o Guarany deu exemplo de valentia. Mesmo com um jogador amenos desde 40 minutos da fase inicial, assustou o Ceará. O Bugre virou para 2 a 1 e levou apreensão aos alvinegros. Foi bravo. O Ceará teve o mérito de, mesmo confuso em momentos, trabalhar os lances dos gols que fizeram a diferença. Aí valeu a presença de Magno Alves e Tadeu nas conclusões. Mas a vitória por 5 a 2 não retrata o aperto que o Ceará passou em parte da fase final.

Goleador. Incrível Magno Alves. Não jogou bem. No trabalho coletivo, foi mal. Mas apareceu na hora certa, no momento certo para fazer dois gols e até o gol contra, de Joécio, ao Magno foi creditado. 

 

Observações

Como foi sentida a ausência de Ricardinho. Sem ele, o Ceará perde em lucidez e criatividade. // Pelo grau de dificuldade, fiquei na dúvida sobre qual o gol mais bonito: se o de Furlan ou o de Souza. // O Guarany cresceu com Zé William e Tininho. Quase complicou.

Tabu continua

Decisão Ceará x Fortaleza. Na história, jamais um time do interior cearense foi campeão estadual em campo. Ontem em São Paulo o Ituano, do interior, sagrou-se campeão, com o cearense Jackson Caucaia sendo destaque.

"Levamos um susto, mas o time acordou e conseguiu fazer os gols necessários".

Luís Carlos
Goleiro do Ceará (analisando a vitória sobre o Guarany e a classificação)

Mística

O Fortaleza da vitória sobre o Icasa e da classificação para a decisão 2014 fez honrar a tradição de time de brio, de luta, de garra, de vontade. O time da mística "Daquelas Camisas", na criação imortal do saudoso Blanchard Girão. O verdadeiro Fortaleza.

Sem assombros

Quero acreditar que o Fortaleza não mais entrará em pânico quando estiver em desvantagens ou apertos. Até mesmo os jogadores mais jovens devem ter aprendido com o reveses diante do Ceará e do Icasa em jornadas passadas. Amadureceu. Está pronto.

Superou

O Leão que vi padecer embotamento quando tomou gol do Ceará no Castelão e também quando tomou gol do Icasa no Cariri, desta vez reagiu ao sofrer o gol do Icasa no PV, o que o tiraria da decisão. O Leão teve força moral. Resultado: Robert fez o gol da vitória

Complexo c

O Icasa errou porque quis apenas sustentar a vantagem. No primeiro tempo, ficou atrás o tempo todo, numa postura equivocada. Chamar o Fortaleza para seu campo foi suicídio do Verdão. Mereceu perder. E segue o complexo quando decide com o Leão.

Imagens das Copas. 07 de julho de 1974. Final da Copa do Mundo. Na foto, o gol de empate (1 x 1) da Alemanha, Breitner, cobrando pênalti. O goleiro da Holanda, Jan Jongbloed, observa a bola na rede. A Alemanha virou o jogo com gol de Muller (2 x 1) e ganhou a Copa. O jogo aconteceu no Olympiastadion em Munique, diante de um público de 75.200 torcedores. A Holanda de Johan" Cruijff, grande favorita, perdeu.